Mais info em www.pedrovieira.net

Mais info em www.pedrovieira.net
Mais info em www.pedrovieira.net

quinta-feira, 31 de julho de 2008

LIFE Leadership: Dica 1

Ouvir, ouvir, ouvir!

Um bom líder, ouve! Ouve muito e bem! Acredita que toda a informação que lhe possa ser passada por colaboradores, amigos, familiares, clientes, etc pode ser valiosa para si e para a sua organização (seja ela uma empresa, uma família ou um clube).

Há uma interessante teoria que gostaria de partilhar consigo sobre este assunto.
Quanto mais pessoas zangadas, irritadas, desmotivadas existirem na sua organização, menor a probabilidade de serem lideradas por alguém que sabe ouvir. É que o processo de "desligamento emocional" de uma organização por parte de um colaborador (p.ex. numa empresa) começa normalmente com uma tentativa frustrada de comunicar aquilo que "está mal" (de acordo com a sua percepção, claro!)

Quantas vezes, a liderança investe tempo, energia e recursos financeiros na busca de soluções, ideias, conselhos por parte de entidades externas (consultores, como eu!) antes de esgotar a oportunidade de realmente ouvir o que a sua equipa tem para dizer?

Quantas vezes os pais se debatem com questões para as quais os filhos têm as soluções?
(todos os dias fico surpreendido com a capacidade que a minha filha de 4 anos tem de resolver facilmente questões que me parecem a mim complexas...)

Há pessoas que querem desenvolver a capacidade de liderar os outros (quem já fez o curso de LIFE Leadership sabe que há alguns importantes passos a dar primeiro)... Se é o seu caso, pois aqui vai uma das melhores dicas... e de borla! Aprenda a ouvir com atenção o que lhe dizem as pessoas que gostaria de vir a liderar. Vai fazer toda a diferença!

Bom Verão!

Sem comentários: