Mais info em www.pedrovieira.net

Mais info em www.pedrovieira.net
Mais info em www.pedrovieira.net

terça-feira, 22 de julho de 2008

Não tenho tempo!

O nosso recurso realmente escasso é o tempo. Dispomos de 24 horas por dia, independentemente de gostarmos ou não!

O que faço com o meu tempo é o que me define como pessoa. Curiosamente, uma parte significativa das pessoas sentem que não têm controlo sobre grande parte do seu tempo, condicionadas pela necessidade de ganhar dinheiro, de tratar dos filhos, dos compromissos sociais e familiares, etc. Mesmo no Verão, altura em que parece que o controlo sobre o tempo é maior, a desculpa do "não tenho tempo" continua a ser utilizada para tudo e mais alguma coisa.

Na realidade, temos sempre tempo, podemos é preferir não o utilizar na actividade que nos é proposta. Alguns exemplos, com linguagem descodificada:

"Gostaria de fazer um curso de liderança, aprendendo sobre os processo que lhe permitem ganhar controlo sobre a sua vida?"

- Não posso, pois não tenho tempo! (descodificação: parece interessante, mas prefiro utilizar o meu tempo noutras actividades que não descobrir mais sobre como ganhar controlo sobre a minha vida)

- Se tivesse tempo, participava! (descodificação: se as circunstâncias da minha vida fossem diferentes, tomava diferentes opções. Como continuo a tomar as mesmas opções, as circunstâncias manter-se-ão!)

- Quando tiver tempo, participo! (descodificação: acredito que as minhas circunstâncias se alterarão, não sei porquê ou quando pois não tenho controlo sobre o processo)

O que faz actualmente com o seu tempo? Quantas horas por dia dedica ao trabalho, à família, aos amigos, ao desenvolvimento pessoal, ao lazer? Esta divisão de tempo reflecte realmente quem é ou quem quer ser?

O que faria se controlasse o seu tempo?

PS Recebe e-mails periódicos com as minhas actividades e da LIFE Training? Se não, pf envie um e-mail para info@lifetraining.com.pt com o subject Adicionar. Obrigado!

Sem comentários: