Mais info em www.pedrovieira.net

Mais info em www.pedrovieira.net
Mais info em www.pedrovieira.net

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Sonho, objectivo ou intenção?

Um sonho é algo que gostaríamos de alcançar...
Um objectivo é algo que queremos atingir...
Uma intenção é algo que vamos materializar!

A forma como falamos das coisas que desejamos (sejam elas emoções ou dinheiro, relacionamentos ou bens materiais) demonstra claramente a probabilidade de elas realmente se concretizarem! Custa a acreditar? Basta dedicar alguma atenção a escutar as outras pessoas a falarem sobre os seus "objectivos". Rapidamente se percebe que o nível de compromisso com cada um dos cenários apresentados como "metas" é diferente.

Alguns exemplos que ouvi nos últimos dias...

"O que eu gostava era de arranjar um emprego melhor" (Tradução: estou a fazer muito pouco para o encontrar, apesar de estar pouco satisfeito com o emprego actual; Previsão: não vai acontecer)

"Quero encontrar o companheiro ideal" (Tradução: não tenho um companheiro ideal, estou atenta a todas as possibilidades, tenho dúvidas sobre se o companheiro ideal existe mesmo; Previsão: pode vir a acontecer, dependendo mais dos outros do que de mim)

"Vou correr a meia maratona pela primeira vez na minha vida a 21/Set, e vou terminá-la em menos de 2h" (Tradução: estou a preparar-me para terminar com sucesso um desafio pessoal, falo com convicção sobre ele, acredito que vai acontecer; Previsão: vais mesmo acontecer!)

Depois de percebermos o que se passa com a formulação de "objectivos" dos outros (e aprendemos a subdividi-los em sonhos, objectivos e intenções), nada como observarmos a nossa própria linguagem. Como descrevemos os nossos desejos? Será que vale a pena investir tempo e energia naqueles que não passam de sonhos e concentrarmo-nos naquelas que são as nossas verdadeitas intenções?

Quando me ouço a dizer "gostava de...", pergunto a mim próprio em sucessão: "gostavas ou queres?", "queres ou vais?". As respostas mostram-me o que é realmente importante!

PS Começa amanhã (16/Set) a 2.ª edição do curso Coaching 4 LIFE no Porto. Para inscrições de última hora, ligar 927 622 989, linha LIFE Training Porto.

1 comentário:

Nuno disse...

Olá Bom Dia Pedro;

Efectivamente este pensamento, leva-nos a percorrer os nossos "sonhos" de forma a que estes se tornem realidade, ou seja, alguém disse um dia, "O Sonho comanda a vida". na minha opinião não é mais nem menos do que lutar pelos objectivos a que nos propomos, de forma a que estes se realizem, concretizem, materializem...
Assim concluo, dizendo, aqui á dias fui ao cinema, ver um filme de miudos (Panda do Kong Fu) e o grande mestre da arte dizia algo do género, "nada acontece por acaso, só acontece o que tem de acontecer, para isso basta acreditar" ou seja "se realmente queres que algo aconteça, primeiro tens de acreditar".

Assim termino, adorei a reflexão.

Cumps