Mais info em www.pedrovieira.net

Mais info em www.pedrovieira.net
Mais info em www.pedrovieira.net

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Ferramentas do sucesso: a experiência

Para alcançarmos sucesso nas nossas vidas (seja lá o que sucesso seja para si!) necessitamos de diferentes armas:

1) Atitude
2) Ferramentas
3) Conhecimento

Hoje gostaria de me concentrar no ponto 2, as ferramentas!

Quando alguém se candidata a um novo emprego (p.ex.) é frequentemente confrontado com a questão da experiência, "há quantos anos está neste ramo?", "quantos anos de experiência tem na gestão de pessoas?"

Pois é, é que muitas vezes confundimos experiência com ferramentas de sucesso. Estas são sinónimo do nosso nível de desenvolvimento na comunicação interpessoal e da nossa capacidade de resolver problemas. Ter mais ou menos anos de "experiência" não significa necessariamente que tenhamos desenvolvido as ferramentas de sucesso!

De certeza que conhece pessoas com muita "experiência" (anos) e poucas ferramentas! E também o contrário, não é?

Da próxima vez que lhe perguntarem pela sua "experiência", foque-se nas suas ferramentas (comunicação e resolução de problemas) e fale sobre elas. Vai ver que será tomado por experiente!

Desejos de uma boa vida!

1 comentário:

Anónimo disse...

Confesso que tendo a concordar com este paradigma. E esta concordância advém da minha curiosidade (enquanto gestor de recursos humanos) em procurar aferir do "sumo" de alguns curricula que me chegaram às mãos ao longo do meu percurso profissional. "Tantas páginas e tão pouco sumo". Sou apologista desta abordagem na medida em que, enquanto profissional de RH, o que procuramos saber ou que se evidencie pelo candidato é exactamente que ferramentas que promovem o sucesso esses mesmos conseguiram desenvolver.
No entanto, deixo uma questão: quanto mais tempo teremos de esperar para que passe de uma prática excepcional para uma abordagem sistemática ?
Estou curioso pelos comentários.
Abraço

Rui Soares