Mais info em www.pedrovieira.net

Mais info em www.pedrovieira.net
Mais info em www.pedrovieira.net

domingo, 18 de maio de 2008

Medo de... falar!

O medo número 1 da população adulta é falar em público! O medo número 2 é o de morrer!
Como costuma dizer o Mário Caetano, maior do que estes só mesmo o medo de... morrer a falar em público!

Ou como brincou Jerry Seinfeld, "num velório, o adulto médio prefere estar dentro do caixão do que ter que fazer o discurso!"

Quando falamos em público (numa reunião de trabalho com a nossa equipa, numa palestra, com um grupo de amigos à volta de uma mesa de restaurante, ou em qualquer outra situação em que mais do que duas pessoas nos escutem) somos confrontados com os nossos medos primordiais a uma escala superior aquela com que lidamos habitualmente sozinhos ou interagindo apenas com uma pessoa.

É por isso que falar em público é, simultaneamente, um grande desafio e uma grande oportunidade. Pessoas que aprendem a dominar o medo de falar em público experimentam, normalmente, aumentos significativos da auto confiança em todas as áreas da sua vida!

Quando foi a última vez que falou em público? Quantas oportunidades perdeu na sua vida sentimental, profissional, social por evitar falar em público? Eu perdi muitas!

Nos cursos de Liderança da LIFE Training fazemos desta constatação uma parte importante do conteúdo experimental. Mais do que apresentar ferramentas de desenvolvimento pessoal, comunicação e liderança, queremos proporcionar aos participantes experiências transformacionais para que se possam tornar líderes de si próprios (primeiros) e aprender a liderar os outros (depois)!

Interessado? Esteja atento aos próximos cursos de LIFE Leadership em várias cidades do país!
Se gostaria de organizar um curso de Liderança apenas para a sua empresa, contacte-me utilizando pedro.vieira@lifetraining.com.pt, estamos a fechar o nosso calendário 2008!

sábado, 3 de maio de 2008

Comunicar sem estratégia... por comunicadores profissionais!

Todos nós tivemos professores de eleição, outros assim assim, e também alguns daqueles de que só nos lembramos pelas piores razões!

O maior medo da população humana adulta é o medo de falar em público (o segundo medo mais comum, já agora, é o da morte; e o terceiro, como diz por brincadeira o Mário Caetano, é o de morrer a falar em público!). Só por isso, ser professor é um acto de coragem. É que para ser professor é necessário comunicar em público durante horas e horas por dia. E com públicos bem exigentes!

Ser professor é, em parte, ser palestrante profissional. E, como qualquer profissional que depende da sua capacidade de se exprimir para grupos de pessoas, é importante investir tempo e energia a aumentar recursos de comunicação em grupo.

Tudo isto a propósito de uma palestra a que assisti recentemente e em que interviu um conhecido professor universitário, reconhecidamente uma das pessoas que mais sabe sobre a sua área de investigação no país. Uma pessoa que investiu décadas na aprendizagem e ensino da sua matéria de eleição e que tem extensa obra publicada. Após trinta segundos de palestra, a sonolência instalou-se na assistência e duvido que alguém tenha realmente acompanhado o denso raciocínio mental que se seguiu. Não percebi até se na realidade existia uma mensagem a passar ou apenas uma necessidade de expôr capacidades... A verdade é que, fosse qual fosse a intenção, os resultados foram pobres.

A nossa vida são os nossos resultados. Sejam eles quais forem! Falar em público é um desafio tremendo (eu que o diga!) e também uma oportunidade imperdível de causar impacto em todos quantos nos deram a oportunidade de nos ouvir...

Qual foi a última vez que falou em público? Aproveitou a oportunidade? Qual a sua estratégia para falar em público? Se nunca dedicou tempo de qualidade a pensar nesta questão, sugiro que o faça, poucas actividades podem alavancar tanto a passagem da sua mensagem pessoal. Sim, aquela que transporta e que apenas da sua boca pode sair!

Se precisar de ajuda para falar em público, fale com um coach... Ou procure o clube Toastmasters em Lisboa, Porto ou Braga! Vai surpreender-se! (toastpt.blogspot.com)