Mais info em www.pedrovieira.net

Mais info em www.pedrovieira.net
Mais info em www.pedrovieira.net

quinta-feira, 31 de julho de 2008

LIFE Leadership: Dica 1

Ouvir, ouvir, ouvir!

Um bom líder, ouve! Ouve muito e bem! Acredita que toda a informação que lhe possa ser passada por colaboradores, amigos, familiares, clientes, etc pode ser valiosa para si e para a sua organização (seja ela uma empresa, uma família ou um clube).

Há uma interessante teoria que gostaria de partilhar consigo sobre este assunto.
Quanto mais pessoas zangadas, irritadas, desmotivadas existirem na sua organização, menor a probabilidade de serem lideradas por alguém que sabe ouvir. É que o processo de "desligamento emocional" de uma organização por parte de um colaborador (p.ex. numa empresa) começa normalmente com uma tentativa frustrada de comunicar aquilo que "está mal" (de acordo com a sua percepção, claro!)

Quantas vezes, a liderança investe tempo, energia e recursos financeiros na busca de soluções, ideias, conselhos por parte de entidades externas (consultores, como eu!) antes de esgotar a oportunidade de realmente ouvir o que a sua equipa tem para dizer?

Quantas vezes os pais se debatem com questões para as quais os filhos têm as soluções?
(todos os dias fico surpreendido com a capacidade que a minha filha de 4 anos tem de resolver facilmente questões que me parecem a mim complexas...)

Há pessoas que querem desenvolver a capacidade de liderar os outros (quem já fez o curso de LIFE Leadership sabe que há alguns importantes passos a dar primeiro)... Se é o seu caso, pois aqui vai uma das melhores dicas... e de borla! Aprenda a ouvir com atenção o que lhe dizem as pessoas que gostaria de vir a liderar. Vai fazer toda a diferença!

Bom Verão!

sexta-feira, 25 de julho de 2008

Uma amostra SPIDER

Olá! Brevemente publicarei o livro "SPIDER - Como definir objectivos irresistíveis", uma metodologia para tornar os seus sonhos em metas... concretizadas!

No livro partilho dezenas de histórias de pessoas reais. Aqui vai uma!

“A Claúdia era directora financeira de uma média empresa exportadora. Tinha crescido muito na organização e acreditava ser francamente competente a definir objectivos. Fazia-o no início do ano, para todos os departamentos da empresa, e revia as metas a cada três meses. Para definir os objectivos recorria a complexos quadros de análise financeira, muitos deles desenvolvidos pela própria, que era considerada altamente competente até por responsáveis financeiros de organizações de maiores dimensões. Um dia, o seu chefe conversou comigo e confidenciou-me algo muito interessante: começava a questionar a capacidade da Claúdia para definir objectivos financeiros. É que nos últimos três anos, a empresa nunca tinha alcançado os objectivos propostos e a Claúdia comportava-se como se essa situação nada tivesse a ver com ela, pois com falhava os objectivos eram logicamente os departamentos comercial e de produção. O chefe, um gestor experimentado, que tinha trabalhado muitos anos em França antes de aceitar dirigir este projecto sentia, por seu lado, que a forma como os objectivos eram definidos, unicamente através de processos altamente metódicos e racionais, precisava de ser revista. Talvez seja bom a Claúdia receber uma picada de aranha, pensei eu”.

Que objectivos tem neste momento? Gostaria de aprender a defini-los de uma forma tão irresistível, para si e para os outros, que a sua concretização quase parece uma mera formalidade? Então este livro é para si!

terça-feira, 22 de julho de 2008

Não tenho tempo!

O nosso recurso realmente escasso é o tempo. Dispomos de 24 horas por dia, independentemente de gostarmos ou não!

O que faço com o meu tempo é o que me define como pessoa. Curiosamente, uma parte significativa das pessoas sentem que não têm controlo sobre grande parte do seu tempo, condicionadas pela necessidade de ganhar dinheiro, de tratar dos filhos, dos compromissos sociais e familiares, etc. Mesmo no Verão, altura em que parece que o controlo sobre o tempo é maior, a desculpa do "não tenho tempo" continua a ser utilizada para tudo e mais alguma coisa.

Na realidade, temos sempre tempo, podemos é preferir não o utilizar na actividade que nos é proposta. Alguns exemplos, com linguagem descodificada:

"Gostaria de fazer um curso de liderança, aprendendo sobre os processo que lhe permitem ganhar controlo sobre a sua vida?"

- Não posso, pois não tenho tempo! (descodificação: parece interessante, mas prefiro utilizar o meu tempo noutras actividades que não descobrir mais sobre como ganhar controlo sobre a minha vida)

- Se tivesse tempo, participava! (descodificação: se as circunstâncias da minha vida fossem diferentes, tomava diferentes opções. Como continuo a tomar as mesmas opções, as circunstâncias manter-se-ão!)

- Quando tiver tempo, participo! (descodificação: acredito que as minhas circunstâncias se alterarão, não sei porquê ou quando pois não tenho controlo sobre o processo)

O que faz actualmente com o seu tempo? Quantas horas por dia dedica ao trabalho, à família, aos amigos, ao desenvolvimento pessoal, ao lazer? Esta divisão de tempo reflecte realmente quem é ou quem quer ser?

O que faria se controlasse o seu tempo?

PS Recebe e-mails periódicos com as minhas actividades e da LIFE Training? Se não, pf envie um e-mail para info@lifetraining.com.pt com o subject Adicionar. Obrigado!

terça-feira, 15 de julho de 2008

Mais leituras de Verão

Aqui vão os títulos que ando a ler ou reler nestas semanas.

Se tiver oportunidade de os acrescentar à lista de livros a "estudar" durante este Verão, recomendo com toda a força!
Como o acaso comanda as nossas vidas - Stefan Klein
O mais reputado escritor sobre neurociência alemão (palavras de António Damásio) analisa o "acaso". Brilhante e inspirador!

Medo: Um tratado da valentia - José Antonio Marina
O filósofo catalão analisa o medo em todas as suas vertentes. Aprendi a compreender melhor os meus medos. Isso vale ouro!

Ken Blanchard - Um nível superior de Liderança
A equipa que já nos trouxe tantos e tantos best sellers de gestão reflecte agora sobre a liderança no século XXI.

Bom Verão! Boas leituras!
PS Está na hora de começar a planear a sua aprendizagem pós-Verão... Que tal inscrever-se num dos cursos Coaching 4 LIFE e LIFE Leadership? Tenho recebido dezenas de testemunhos inspiradores de quem já fez estes cursos com notáveis resultados! Brevemente serão publicados aqui no blog.

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Leituras de Verão

Jim Rohn, o grande motivador, escreveu um dia... "Para resolver qualquer problema, aqui estão três questões para fazeres a ti próprio: primeiro, o que posso fazer? Segundo, o que posso ler? Terceiro, a quem posso perguntar?"

Atravessamos um período do ano em que muitas pessoas fazem férias mais alargadas e dedicam algum tempo à leitura. O que anda a ler? Que emoções procura com os livros que escolhe? O que quer aprender que o possa ajudar a lidar com os seus desafios actuais?

Deixo-lhe como sugestão o clássicos do gigante do desenvolvimento pessoal...

Poder sem Limites - Anthony Robbins

Se ainda não leu, porque não aproveitar estas férias para o fazer? Se já o fez, nas próximas semanas prometo partilhar mais leituras que aconselho vivamente!

Bom Verão!

terça-feira, 8 de julho de 2008

(retirado de www.spiderrunning.blogspot.com, o projecto da LIFE Training para não corredores interessados em... correr!)

Quais as músicas que o fazem sentir especial? Quais as que o fazem sentir nostálgico? Triste? Animado? Enérgico?

A música tem o dom de nos transportar em segundos para estados emocionais diferentes do inicial, por duas razões principais, durante uma corrida:

1) O ritmo da música condiciona a nossa passada, o nosso batimento cardíaco e até o ritmo do nosso pensamento; o nosso corpo é fisicamente contagiado!
2) A música pode estar poderosamente ancorada a recordações emocionais, que nos levam a sentir o que sentimos na altura para que nos transporta a recordação! No meu caso, sempre que ouço "Seven Nation Army", dos WhiteStripes, sinto a energia dos eventos do Anthony Robbins (se já lá esteve, sabe do que falo!)

Assim, uma grande dica para quem quer fazer pela primeira vez uma corrida de resistência é preparar o seu iPod ou leitor de mp3 cuidadosamente, com as músicas mais energicas e motivadoras que conseguir encontrar!Além da música, também a própria letra das canções escolhidas nos pode condicionar positivamente. Escolha letras positivas e inspiradoras!

Boa corrida!

(SPIDER Running é um projecto artilhado com a tecnologia SPIDER Objectives!)

sexta-feira, 4 de julho de 2008

Objectivos SPIDER

Todos nós temos objectivos que gostaríamos de atingir.
Todos nós temos objectivos que queremos atingir.
Todos nós temos objectivos que vamos atingir.

Repare como uma palavra pode fazer toda a diferença!

Encontrar os objectivos mais relevantes para cada um de nós é uma arte, atingi-los efectivamente é uma ciência! Passei os últimos meses a compilar o método para tornar os nossos objectivos irrestíveis e inspiradores. Para que todos, a começar por nós próprios, ajudem a torná-los rapidamente realidade. Brevemente, os objectivos SPIDER serão dados a conhecer ao público sob a forma de livro. Gostaria de ser um dos primeiros a ler o capítulo de abertura? Mantenha-se atento, pois será publicado aqui mesmo no blog.

A partir de Setembro, será possível tornar-se um Especialista Certificado em Objectivos SPIDER (ECO SPIDER), o calendário de certificações será lançado brevemente.

Bom Verão! (cheio de objectivos atingidos!)

Ah, veja o vídeo que lançamos no youtube e aqui no blog, com imagens das últimas formações da LIFE Training.