Mais info em www.pedrovieira.net

Mais info em www.pedrovieira.net
Mais info em www.pedrovieira.net

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Crenças em crianças

O desenvolvimento da organização cerebral da criança permite-lhe, aos quatro anos, ter já desenvolvida uma longa lista de crenças. Ou seja, a criança acredita já que o mundo, as pessoas e ela própria "são" de uma determinada forma!

Estas crenças, por serem desenvolvidas sem auxílio de grandes processos cognitivos (a criança não pensa ainda muito acerca das suas próprias crenças) são fortemente ligadas a processos emocionais ditados pelo sistema límbico.

É por isto que algumas das mais inportantes crenças que possuimos na idade adulta, quando questionadas, nos deixam com aquela cara de "nunca tinha reflectido muito sobre isto".

Curiosamente, são também estas as crenças que temos mais dificuldade em alterar!

Quando contacta com crianças pequenas, que crenças lhes está a passar? Serão as que terão tendência a permanecer de forma mais enraízada nas redes neuronais do futuro adulto!

Dá que pensar não é? Crença minha ;-)

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Calendário da LIFE Training para 2009 já está disponível

Esta é a altura do ano, por excelência, para fazer planos e programar objectivos. Fiz o mesmo com a equipa da LIFE Training e desenvolvemos o nosso calendário 2009 por forma a multiplicarmos por 10 o número de pessoas a contactar no próximo ano!

Para aceder ao calendário do primeiro trimestre para Porto e Lisboa, clique no link abaixo:

http://www.lifetraining.com.pt/images/life%20calendar%20q1_09.pdf

Se quiser mais informações, pode enviar-me um e-mail para pedro.vieira@lifetraining.com.pt.

Obrigado e FELIZ 2009!

domingo, 21 de dezembro de 2008

Na Suécia

Por motivos familiares, os meus últimos Natais têm sido passados na Suécia. Frio de rachar e neve de quando em vez despertam o nosso imaginário natalício!

É mesmo muito interessante que a maior parte das pessoas escolha ser um pouco mais tolerante, um pouco mais voltada para os outros, nesta quadra. Quase que a sugerir que essa atitude é mesmo uma escolha e que a podemos fazer a qualquer dia, a qualquer hora...

Indo um pouco mais longe, quase que sugiro que qualquer outra atitude pessoal é uma mera escolha. Mas... Isso seria quase admitir que quem escolhe, pode ser feliz! ;-)

FELIZ NATAL! (Ou Gud Jul, como dizem por aqui!)

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

A minha missão em 2009

Quero partilhar consigo o que vou fazer em 2009...

Em 2009 vou inspirar decisões apaixonadas de milhares de pessoas em empresas, universidades e outras organizações!

Com o aproximar do final do ano, chega a altura de planear o próximo ano (desde os orçamentos empresariais aos planos pessoais). Mais importante do que isso, acredito eu, é começar por fazer um VERDADEIRO balanço do último plano. O que aconteceu às suas últimas grandes decisões? Concretizaram-se? Aconteceram?

Se sim, sabe exactamente quais os ingredientes que conduziram ao sucesso?
Se não, sabe exactamente quais os ingredientes que não conduziram ao sucesso?

A arte da estratégia preconiza que compreender profundamente a nossa realidade é o primeiro passo, que deverá necessariamente anteceder a definição de objectivos.

A questão é que, de acordo com estudos estatísticos e experiência, a maior parte das pessoas não possui as ferramentas que lhes permitam compreender onde estão! É quase como estar num carro sem GPS, sem fazer a miníma ideia onde se está e definir para onde queremos ir... Difícil escolher o melhor caminho, não é?

Pois é, antes de definir a intenção com que abri esta mensagem, investi no conhecimento da minha realidade, identifiquei as estratégias que entregaram resultados e as que não entregaram! Só assim é possível definir destinos, primeiro, e estratégias, depois.

Por acreditar que uma das mais poderosas estratégias do mundo é pedir ajuda, faço-o agora consigo.

Neste momento, estamos (eu e a equipa da LIFE Training) a definir os nossos parceiros para o próximo ano. Gostaria que a sua equipa ou empresa participasse neste movimento positivo? Como podemos ajudar? Lembre-se... Não procuramos clientes, procuramos parceiros comprometidos com a vida!

Obrigado e MEGA ano de 2009. Escolha agora que vai ser inesquecível!

PS Entre 12 e 14 de Dezembro estaremos a entregar o nosso último curso de 2008, Coaching 4 LIFE. Grande oportunidade para entender realidade e definir objectivos para o melhor ano das nossas vidas... 2009!

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Quando nos focamos na falta...

Durante os últimos dias, foi com grande entusiasmo que se falou na possibilidade de o Benfica, ao fim de 3 anos e meio, conseguir aceder à liderança da Liga.

Aproveitando o escorregão do surpreendente Leixões, a equipa benfiquista poderia passar para a frente, desde que ganhasse ao Vitória de Setúbal.

Repare que a única razão pela qual isto poderia ser considerado um feito, com apenas um terço do campeonato jogado, se prendia sobretudo com os tais "3 anos e meio" longe da liderança.

Quantas vezes criamos objectivos que só são importantes quando enquadrados na nossa história recente e não por terem um valor intrínseco e alinhado com as nossas intenções mais profundas?

Pensava nisto ontem à noite quando, surpresa das surpresas, uma bicicleta de fora da área, já em período de descontos, ajudada por uma intervenção menos feliz do Quim, dava o empate ao Setúbal. Liderança adiada! Curiosamente, é o que tende a acontecer quando queremos apenas suplantar o nosso passado recente. O treinador benfiquista está ciente disto e deu nos últimos dias uma interessante entrevista sobre o corte radical com as condições que criaram o insucesso recente. Quem percebeu?

Boa semana, cheia de objectivos voltados para o futuro!