Mais info em www.pedrovieira.net

Mais info em www.pedrovieira.net
Mais info em www.pedrovieira.net

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Projecções vs Prognósticos

Olá!

2009 está a começar de forma absolutamente fantástica para uns e... de forma menos fantástica para outros. Curiosamente, a forma como uns e outros abordaram o ano permitiu prever os resultados. Ou será que é sempre assim? Sendo a realidade subjectiva, acredito que sim!

Tal como no final de 2008, temos assistido à divulgação de uma série de projecções, previsões, diagnósticos, prognósticos, etc acerca da nossa realidade económica em 2009.

Como economista, acho tudo isto muito interessante, principalmente quando ouço a certeza com que se apresentam estas crenças, quer dizer, estudos...

É que se parece esquecer que nós somos parte integrante do sistema que vai ("vai", no futuro!) produzir o tal resultado. E que a parte mais importante do nosso contributo para o resultado é a nossa atitude (materializada depois em acções!)

Assim, quando publicamos tais estudos (que possuem raízes bem assentes numa série de pressuposições e escolhas que raramente são discutidas) estamos também a causar impacto sobre os resultados (as chamadas profecias que se preenchem a si próprias...)

Quando ouço estas previsões, interesso-me por elas, pelos seus proponentes e pela forma como foram determinadas (muitas vezes utilizando princípios estatísticos de grande validade). Lembro-me também de um famoso conselho de Deepak Chopra... "agradeço o prognóstico mas não aceito a sentença!"

Uma coisa é certa... Os nossos pensamentos ditam as nossas acções, que por sua vez ditam os nossos resultados... Que pensamentos vai ter em 2009?

OBRIGADO pela sua escolha!

Aproveite e consulte o mapa de eventos da LIFE Training para 2009 em www.lifetraining.com.pt

Sem comentários: