Mais info em www.pedrovieira.net

Mais info em www.pedrovieira.net
Mais info em www.pedrovieira.net

terça-feira, 3 de março de 2009

O bom e o mau tempo

Ontem de manhã, enquanto conduzia a caminho do escritório, ouvi a previsão do tempo em cinco estações de rádio diferentes. Foi muito engraçado, pois em TODAS se falou de MAU tempo, por oposição ao BOM tempo dos dias anteriores.

Quando dizemos que chove, falamos de um facto.
Quando dizemos que o tempo está mau, falamos de uma opinião.

Confundimos tanto opiniões com factos, que acabamos a perder contacto com o PODER da ESCOLHA.

Em que momento é que o locutor de rádio escolheu que chuva é igual a mau tempo? Em que momento é que decidiu que sol é igual a bom tempo? Provavelmente já não se lembra. Em alternativa, poderá também começar a discorrer longas racionalizações acerca das suas opiniões. Não passam, porém, de opiniões! (pelo menos, é esta a minha opinião!)

Quando ouvimos alguém partilhar connosco a sua opinião e a tomamos por um facto, de repente podemos estar a sentir as emoções do MAU tempo, quando o tempo é... apenas tempo!

O Verão e o Inverno, o Sol e a Chuva, são faces da mesma moeda. É a nossa avaliação que lhes dá peso emocional! Substitua o tempo nesta crónica por dinheiro, saúde, relacionamentos e... pense um pouco sobre que tempo está a escolher vivenciar!

Já agora, que belo sol temos hoje! (minha opinião, claro!)

2 comentários:

Anónimo disse...

Está BRUTAL,
Pois eu partilho da tua opinião e gostava de deixar a minha opinião.
E nunca tinha pensado desta maneira.
O que me acontece a mim é que "digamos", estou muito motivado para o vento....e muita gente diz, que mau tempo está hoje "olhem esta ventania"...?!?!?!?
E digo eu BRUTAL olhem bem para esta VENTANIA, escusado será dizer que todos os amantes de vela, windsurf, kitesurf, etc. não partilham da opinião que vento é mau tempo, é siplesmente ESPETACULAR basta mudar a nossa perpectiva sobre os factos.

Uma vez mais obrigado pelo post, muito esclarecedor.

Anónimo disse...

Está BRUTAL,
Pois eu partilho da tua opinião e gostava de deixar a minha opinião.
E nunca tinha pensado desta maneira.
O que me acontece a mim é que "digamos", estou muito motivado para o vento....e muita gente diz, que mau tempo está hoje "olhem esta ventania"...?!?!?!?
E digo eu BRUTAL olhem bem para esta VENTANIA, escusado será dizer que todos os amantes de vela, windsurf, kitesurf, etc. não partilham da opinião que vento é mau tempo, é siplesmente ESPETACULAR basta mudar a nossa perpectiva sobre os factos.

Uma vez mais obrigado pelo post, muito esclarecedor.