Mais info em www.pedrovieira.net

Mais info em www.pedrovieira.net
Mais info em www.pedrovieira.net

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Comportamento gera comportamento

Há uns dias atrás, a minha companheira, ao ir buscar os nossos filhos à escola, deparou-se com uma situação engraçada (e muito comum!)

Uma das senhoras que trata do Erik (que tem 16 meses e um apetite de adulto), disse-lhe o seguinte:

(levantando a mão) "Quando ralhamos com o Erik, ele levanta-nos a mão!"

Hummm... Será que o rapazito está simplesmente a comportar-se exactamente da mesma forma que o adulto que está à sua frente? A resposta parece óbvia, não é? No entanto, muitos pais e mães que conheço (pessoas inteligentes e com sucesso profissional) são incapazes de fazer esta simples ligação... Comportamento gera comportamento!

Ainda me lembro de um amigo meu me ter dito um dia que o filho estava a criar muitos problemas na escola, batendo nos outros meninos todos os dias. Perguntando-lhe o que é que ele estava a fazer para lidar com a situação, respondeu-me "bato-lhe e digo-lhe que é feio bater nas outras pessoas"!

Sei que parece hilariante... É muito sério, pois este comportamento dos pais vai ter reflexos muito profundos e duradouros no comportamento dos filhos...

Que comportamento está a gerar nos outros através do seu comportamento como profissional, pai/mãe, filho/a, cidadão? Dá que pensar, não é?

Obrigado por pensar nisto e partilhar com outras pessoas!

1 comentário:

P e M disse...

http://franciscotrindade.blogspot.com/2009/05/criatividade-e-educacao.html#links

;o)