Mais info em www.pedrovieira.net

Mais info em www.pedrovieira.net
Mais info em www.pedrovieira.net

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Passado vs Visão

Temos duas poderosas forças mentais a "puxarem-nos" a toda a hora, muitas vezes em sentidos contrários: o nosso passado (o que já aconteceu) e o nosso futuro (o que ainda está por acontecer).

Repare como a interacção entre estas duas forças dita o nosso estado presente:

Há quem olhe para o futuro como uma simples repetição do passado! Estas pessoas estão normalmente desmotivadas e consideram-se prisioneiras das suas limitações passadas. Utilizam frases do tipo: "o que eu gostava era de X, mas com a minha história não é possível..."

Há quem olhe para o futuro como uma versão melhorada do passado! Estas pessoas estão moderamente motivadas e acreditam que com o passar do tempo, o aumentar da experiência, vão conseguir ganhos marginais nos seus resultados. O passado continua a limitar o futuro, embora exista espaço para crescimento e melhoria.

Finalmente há quem olhe para o futuro sem pensar no passado! Estas pessoas estão muito motivadas e olham para o presente como o início do futuro e não como o resultado residual do passado... Estas pessoas às vezes esquecem-se de olhar para as ferramentas que a sua "história" lhes permitiu angariar... São as mais motivadas, enérgicas e dinâmicas!

Quando pensa no seu futuro, qual o peso que escolhe dar ao passado?

Boa pergunta!

Sem comentários: