Mais info em www.pedrovieira.net

Mais info em www.pedrovieira.net
Mais info em www.pedrovieira.net

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Transformar medo em poder

Quando andava na escola, aprendi um dia que qualquer número (positivo ou negativo) tem um valor absoluto que é invariavelmente positivo. Mal sabia eu que, muitos anos mais tarde, aprenderia a usar esta aprendizagem num contexto muito diferente...

Quando alguém tem uma atitude perante a vida negativa (ou até muito negativa), o que acontecerá se lhe conseguirmos mostrar uma estratégia, um caminho, uma mudança, que faça pela sua energia aquilo que as duas barrinhas horizontais que representam o valor absoluto fazem pelos números negativos?

Na realidade, sei eu agora, o trabalho de um neuroestratega, como o de um terapeuta orientado para o sucesso (nem todos os terapeutas ou profissionais de saúde que conheço são orientados para o sucesso... sei que me compreende!) não é mais do que aprender a extrair o valor absoluto de estratégias negativas, transformando assim medo em poder! Já vi isto acontecer tantas vezes, que bem posso dizer que há poucas coisas mais extraordinárias do que assistir a esta alteração suprema...

...um ser humano dominado pelo medo, a insegurança, a ansiedade... a escolher AGORA ser dominado pela confiança, o poder... e agir apesar da incerteza!

Claro que há situações em que alguém tem ZERO de energia, utilizando preferencialmente a estratégia do "puff, estou-me a borrifar" ou do "não sei, não sei, não sei"... Quando alguém tem ZERO de energia, o papel do neuroestratega é provocar a erupção da energia, mesmo que negativa! É que do -100 pode-se extrair 100, do ZERO apenas se extrai ZERO.

Com que energia está hoje?

1 comentário:

PedroXeneta disse...

Adorei! Mega insight! :)
A dos -100 poderem ser transformados 100 e do 0 só se tirar 0!