Mais info em www.pedrovieira.net

Mais info em www.pedrovieira.net
Mais info em www.pedrovieira.net

segunda-feira, 1 de junho de 2009

SIC Mulher

Olá!

Na passada quinta-feira estive em directo no Programa "Mundo das Mulheres", da SIC Mulher. Entrevistado pela Adelaide de Sousa, respondi a questões sobre pensamento positivo, neuroestratégia e auto-ajuda.

Acho particularmente interessante o termo "auto-ajuda", pois pressupõe que quando lemos um livro assim categorizado, estamos a ajudar-nos a nós próprios, utilizando a leitura de palavras de outra pessoa (o autor) como ignição do processo de mudança (a ajuda).

Neste sentido, sempre que alguém (um pai, um médico, um autor, um amigo, um neuroestratega) fala connosco, podemos escolher ajudar-nos a nós próprios (ouvindo a mensagem e fazendo algo com base nela). Então haverá outro tipo de ajuda que não a auto-ajuda?!

Já agora, convém lembrar o maior Êxito de Todos os Tempos entre os livros da auto-ajuda... Dicas: tem múltiplos autores a contribuir (não se conhecendo cabalmente quem organização a colectânea) e foi impresso pela primeira vez por Gutenberg... Ao longo dos séculos, muitos milhões de pessoas "ajudaram-se" com base neste livro!

Dá que pensar, não é?

1 comentário:

Kohinoor disse...

Se a inquisição não tivesse existido provavelmente haveriam muitos mais livros de auto-ajuda!! Mas também com o reduzido número de pessoas que sabia ler na altura... Enfim, está tudo onde deve estar :)