Mais info em www.pedrovieira.net

Mais info em www.pedrovieira.net
Mais info em www.pedrovieira.net

terça-feira, 7 de julho de 2009

A arte de receber feedback

Uma das coisas que gosto muito de trabalhar em formação é a arte de (dar e) receber feedback.

O feedback é um presente inestimável que recebemos por parte dos outros. E, embora todos gostem de receber reconhecimento (feedback positivo) é quando nos mostram as coisas que podemos melhorar que a oportunidade de desenvolvimento pessoal se torna possível.

Quando alguém nos dá feedback negativo (ou construtivo), podemos ter várias reacções. Vou listar aquelas a que assisto com mais frequência em organizações com quem colaboro através da LIFE Training:

1) Este feedback não é verdadeiro, esta pessoa deve querer prejudicar-me ou não gosta de mim (aprendizagem: ZERO)
2) Este feedback já é conhecido, já sei isto (aprendizagem: ZERO)
3) Este feedback é interessante, deixa-me fazer mais perguntas para perceber de que forma é que o meu comportamento foi lido desta forma por outra pessoa (aprendizagem: BRUTAL!)

Muitas vezes na minha vida, desperdicei belos presentes que me foram entregues por outras pessoas, ao utilizar as opções 1 e 2. Sempre que utilizei a opção 3, aprendi e cresci. Às vezes dói lidar com as opiniões dos outros, no entanto... Nesses momentos lembro-me sempre que o feedback é apenas e só sobre o meu comportamento, não sobre mim enquanto pessoa!

Como tem lidado com os últimos presentes que tem recebido?

1 comentário:

Ricardo Peixe disse...

Reparei que perceber esta simples mensagem é uma das pedras basilares para podermos atingir o que queremos...
A vida dá-nos imenso feddback que muitas vezes descartamos.
Obrigado Pedro.