Mais info em www.pedrovieira.net

Mais info em www.pedrovieira.net
Mais info em www.pedrovieira.net

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Influência vs Manipulação

Nos meus workshops, são partilhadas muitas e boas estratégias de influência.

Um influenciador é alguém que aprendeu a comunicar de uma forma tão eficaz (sabendo gerar congruência entre todas as formas de comunicação, coisa bastante rara...) que consegue ajudar outras pessoas a entender de forma muito precisa aquilo que ele (o influenciador) quer comunicar.

Muitas pessoas perguntam-me se isso não é o mesmo que manipular...

Bem, na realidade as ferramentas, técnicas e estratégias usadas para influenciar são quase as mesmas que as usadas para manipular! Há uma pequena grande diferença, porém, que separa claramente estas duas "artes". Chama-se ECOLOGIA.

No âmbito da comunicação, a ECOLOGIA é o estudo do impacto das decisões de uma pessoas sobre todas as outras. P.ex. se eu decidir atropelar alguém, independentemente da minha motivação ou impacto sobre mim, esta decisão é não ecológica, pois provocou um impacto negativo sobre pelo menos uma outra pessoa (o atropelado!).

Quando influenciamos, expandimos o leque de opções do influenciado.
Quando manipulamos, limitamos o leque de opções do influenciado (eventualmente, reduzindo as suas opções a apenas uma!)
Quando influenciamos, somos ecológicos a toda a hora.
Quando manipulamos, não!

Como costumo dizer durante processos de influência como aqueles que acontecem de forma mais intensa em algumas das minhas intervenções em público, "podes sempre escolher voltar para a tua antiga crença limitadora!" (o que é por si uma deliciosa estratégia de influência linguística, mas isso é outra história...)

Quem tens influenciado ultimamente? E quem tens deixado que te influencie?
Dá que pensar, não é?

1 comentário:

Pedro disse...

Acho este tema crucial! Obrigado por fazeres a distinção. Há muita gente que acha tudo isto uma manipulação LOL gente pouco ecológica realmente!