Mais info em www.pedrovieira.net

Mais info em www.pedrovieira.net
Mais info em www.pedrovieira.net

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

A vida...

Nas últimas semanas tomei nota de muitas frases que ouvi sobre A VIDA...

Partilho aqui algumas:

- a vida é extraordinária
- a vida é madrasta
- a vida escraviza-nos
- a vida tem altos e baixos
- a vida obriga-nos a tomar decisões
- a vida é uma caixinha de surpresas

Na realidade... a vida não é nada disto pois... não existe! Quando utilizamos a palavra vida, estamos a aceder a um tal nível de abstracção que conseguimos até fazer o impensável... dar vida à vida! Damos-lhe poder, influência. Damos-lhe a capacidade de tomar decisões, de interagir connosco, até de nos comandar.

Já discuti várias vezes neste blog o conceito de causa/efeito. A utilização da palavra "vida" como se fosse uma coisa, uma entidade, permite-nos ficar em efeito... não fui eu, foi a vida!

Quando assumimos o controlo da nossa "vida" podemos substituir a "vida" por "eu" em todas as expressões que partilhei antes! Faça o exercício e repare como estas frases são muito mais apropriadas e representativas do que realmente acontece com quem as utiliza:

- eu sou extraordinário
- eu sou madrasta
- eu escravizo-me
- eu tenho altos e baixos
- eu obrigo-me a tomar decisões
- eu sou uma caixinha de surpresas

E a sua vida? Como é?

Dá que pensar, não é?

Sem comentários: