Mais info em www.pedrovieira.net

Mais info em www.pedrovieira.net
Mais info em www.pedrovieira.net

sábado, 21 de fevereiro de 2009

Para pensadores...

Quando nos definimos através daquilo que não somos, não nos definimos através daquilo que somos...

Quando diz que é um "não-fumador", está a definir-se através daquilo que não é ("fumador")...

Pense nisto na próxima vez que disser que "não é" alguma coisa, ou que é "contra" algo...

É que ser "não fumador", por exemplo, é bem diferente de "ser saudável"! Ser "anti-clube de futebol X", outro exemplo, é bem diferente de "ser apoiante do clube de futebol Y"!

Pensar e falar daquilo que ser quer e não daquilo que não se quer é uma das características fundamentais de pessoas felizes! E "ser feliz" é bem diferente de "não ser infeliz", não é?

Dá que pensar...

PS Como está a ser 2009? Já passou um mês e meio, aproximou-se ou afastou-se do sentimento de satisfação? Passe por www.lifetraining.com.pt que nos próximos dias estará com um look renovado!

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Aceitação: o primeiro passo para a felicidade

Como sabe, tenho investido tempo a descobrir quais as melhores estratégias para ajudar pessoas a definirem e alcançarem objectivos. Hoje foi para a gráfica o livro "SPIDER - Como definir objectivos irresistíveis"!

Durante o processo de investigação que resultou neste livro, deparei-me com vários e interessantes padrões. Hoje gostaria de lhe falar no padrão da "aceitação".

Quando definimos objectivos, quando falamos daquilo que ainda não somos por vezes começamos imediatamente a sentirmo-nos mal, por trazermos para o nosso consciente que ainda não temos aquilo que desejamos.

Este sentimento tem dois resultados de curtíssimo prazo:

- impele-nos a perseguir os nossos objectivos, trata-se daquilo a que podemos chamar "perturbação de ignição"
- produz no nosso corpo as reacções que se seguem a más emoções

De facto, a "não aceitação" é simultaneamente boa e má!

Deixo-lhe um conselho para inverter este processo, praticando a "aceitação":

- foque-se no momento presente e aceite que ele é perfeito, pois é o resultado lógico dos seus pensamentos e acções passadas
- a partir deste sentimento de "aceitação", perceba que pode ampliar as emoções positivas ao tomar agora as acções que produzirão os resultados futuros

A neurologia confirma que emoções positivas são a forma mais consistente de suportar objectivos de médio e longo prazo! Pratique-as!

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Queixar vs Agir

Há pessoas que se queixam, há pessoas que se queixam e agem e há pessoas que agem.

Estes três tipos de pessoas empregam estratégias ligeiramente diferentes e que entregam resultados emocionais radicalmente distintos!

Os primeiros, os que apenas se queixam, experimentam resultados emocionais muito baixos (pois quando me queixo, sinto-me mal, revivo as emoções da situação de que me queixo, e relembro-me de que nada posso fazer senão queixar-me). Os resultados práticos são ainda piores, pois a queixa por si só apenas perpétua a situação! A queixa é uma estratégia do ego, que revisita a situação original até encontrar um prisma em que tenha 100% de razão. Isso nunca vai acontecer, porém, pois não é possível ter 100% de razão em nada! (crença minha...)

Os segundos, queixando-se e agindo, têm resultados emocionais baixos (pois continuam a sofrer com a queixa), embora consigam alcançar alguns resultados práticos, pois entram em acção! A acção, no entanto, é sempre limitada pelo estado emocional de partida, que é controlado pela energia negativa da quiexa.

Finalmente, os terceiros têm altos resultados emocionais e práticos. Mantêm o controlo sobre aquilo que sentem e sobre aquilo que fazem, e ainda por cima fazem tudo isto em menos tempo!

A que grupo quer pertencer? Eu foco-me em fazer parte do terceiro! (hoje em dia, diria que balanço entre o segundo e o terceiro, com raras incursões no primeiro...) Junte-se a mim no movimento pela acção! Portugal agradece e o mundo também!

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Entrevista na TSF

Para quem não acompanhou a conversa que tive com João Paulo Meneses na TSF, é só clicar abaixo...

http://tsf.sapo.pt/Programas/programa.aspx?content_id=1016877&audio_id=1128248

Obrigado!

PS Acredito que o Eckhart Tolle ficou contente com a forma como a sua mensagem chegou a mais umas dezenas de milhares de portugueses.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

TSF e Eckhart Tolle

Olá!

Hoje estarei às 15h no Programa Mais Cedo ou Mais Tarde (TSF, com João Paulo Meneses) para falar um pouco sobre Eckhart Tolle e o sucesso da sua obra nos últimos anos.

"Passem" por lá!

Obrigado!

domingo, 1 de fevereiro de 2009

O treinador...

... Imagine que joga numa equipa de futebol e que, antes da época começar, o treinador reúne toda a equipa para a palestra de apresentação.
Nessa palestra, o treinador tem um discurso mais ou menos deste género...

"Caros amigos, tenho más e muito más notícias. As más é que esta época vai ser muito complicada... As muito más é que fiz todas as contas e tenho a certeza que vamos descer de divisão... Agora, vamos entrar em campo sempre com um sorriso na cara, ok?"

Como se sentiria enquanto jogador? Condenado antes de começar a jogar!
A atitude é frequentemente considerada a mais importante componente do triângulo das competências (sendo as outras as ferramentas e o conhecimento). Ora, depois de castrar a atitude da equipa, não pode o treinador esperar grandes resultados, pois não?

Ainda por cima, a partir do momento em que apresentou as más notícias, há dentro do treinador uma forte vontade de que estas se concretizem para poder dizer... "eu avisei"!

Talvez fosse possível mudar de treinador... Procure no mercado... Todos os treinadores alternativos, porém, estão ainda mais mergulhados no cenário da descida...

Dá que pensar, não dá?

É essencial dar formação aos treinadores (ou aqueles que estes metaforizam, para quem percebeu de que campeonato falo...)!

Grande ano de 2009!

PS Ontem tivemos quase meia centena de pessoas a participarem em mais um workshop LIFE no Porto. O próximo é dia 28 de Fevereiro e já tem poucas vagas! Inscreva-se através de info@lifetraining.com.pt.