Mais info em www.pedrovieira.net

Mais info em www.pedrovieira.net
Mais info em www.pedrovieira.net

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Congresso da Terra 2009

Vai decorrer nos próximos dias 6 e 7 de Junho, o I Congresso Internacional de Sincronização do Planeta Terra, com um elenco impressionante de oradores internacionais: Carol Adrienne, Judi Neal, Lawrence E. Joseph, Luis Resina, Masaru Emoto, Penney Peirce, Robert Happé.

É um evento absolutamente único e a equipa da LIFE Training vai estar lá!
Vou ter o prazer de apresentar os oradores e a moderar a mesa redonda final.

Mais informações em http://www.congressoterra2009.mtp.pt/

Conto consigo!

Pensamento do Dia 2

O mundo será um lugar melhor quando aprendermos a perguntar, em todas as situações...

O que é que isto significa? E que mais pode significar?

Pense nisto na próxima vez que se sentir negativo em relação a uma situação ou pessoa! Vai perceber como é tão fácil encontrar significados positivos para (quase) tudo o que nos rodeia.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Passado vs Visão

Temos duas poderosas forças mentais a "puxarem-nos" a toda a hora, muitas vezes em sentidos contrários: o nosso passado (o que já aconteceu) e o nosso futuro (o que ainda está por acontecer).

Repare como a interacção entre estas duas forças dita o nosso estado presente:

Há quem olhe para o futuro como uma simples repetição do passado! Estas pessoas estão normalmente desmotivadas e consideram-se prisioneiras das suas limitações passadas. Utilizam frases do tipo: "o que eu gostava era de X, mas com a minha história não é possível..."

Há quem olhe para o futuro como uma versão melhorada do passado! Estas pessoas estão moderamente motivadas e acreditam que com o passar do tempo, o aumentar da experiência, vão conseguir ganhos marginais nos seus resultados. O passado continua a limitar o futuro, embora exista espaço para crescimento e melhoria.

Finalmente há quem olhe para o futuro sem pensar no passado! Estas pessoas estão muito motivadas e olham para o presente como o início do futuro e não como o resultado residual do passado... Estas pessoas às vezes esquecem-se de olhar para as ferramentas que a sua "história" lhes permitiu angariar... São as mais motivadas, enérgicas e dinâmicas!

Quando pensa no seu futuro, qual o peso que escolhe dar ao passado?

Boa pergunta!

terça-feira, 19 de maio de 2009

Pensamento do dia

Quando quer ajudar outra pessoa...

Aceite a pessoa, influencie o comportamento!

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Transformar medo em poder

Quando andava na escola, aprendi um dia que qualquer número (positivo ou negativo) tem um valor absoluto que é invariavelmente positivo. Mal sabia eu que, muitos anos mais tarde, aprenderia a usar esta aprendizagem num contexto muito diferente...

Quando alguém tem uma atitude perante a vida negativa (ou até muito negativa), o que acontecerá se lhe conseguirmos mostrar uma estratégia, um caminho, uma mudança, que faça pela sua energia aquilo que as duas barrinhas horizontais que representam o valor absoluto fazem pelos números negativos?

Na realidade, sei eu agora, o trabalho de um neuroestratega, como o de um terapeuta orientado para o sucesso (nem todos os terapeutas ou profissionais de saúde que conheço são orientados para o sucesso... sei que me compreende!) não é mais do que aprender a extrair o valor absoluto de estratégias negativas, transformando assim medo em poder! Já vi isto acontecer tantas vezes, que bem posso dizer que há poucas coisas mais extraordinárias do que assistir a esta alteração suprema...

...um ser humano dominado pelo medo, a insegurança, a ansiedade... a escolher AGORA ser dominado pela confiança, o poder... e agir apesar da incerteza!

Claro que há situações em que alguém tem ZERO de energia, utilizando preferencialmente a estratégia do "puff, estou-me a borrifar" ou do "não sei, não sei, não sei"... Quando alguém tem ZERO de energia, o papel do neuroestratega é provocar a erupção da energia, mesmo que negativa! É que do -100 pode-se extrair 100, do ZERO apenas se extrai ZERO.

Com que energia está hoje?

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Sabedoria é Poder!

Há muitos anos, disseram-me que a aprendizagem é necessariamente mental, ou seja, que aprendemos quando fazemos uma ligação entre dois conceitos ou ideias anteriormente separados.

Vi também muitas vezes escrita a frase "Conhecimento é Poder" (Knowledge is Power)!

Ora, em pleno século XXI, faz mais sentido, acredito eu, dizer que "Sabedoria é Poder" (Wisdom is Power)!

É que antes de colocarmos à prova os nossos novos conhecimentos, não podemos ainda falar de aprendizagem no sentiido mais poderoso da palavra. Toda a aprendizagem deverá permitir a alavancagem dos nossos resultados, uma melhor compreensão do mundo e o aumento da nossa flexibilidade de comportamento. E, para tal, a aprendizagem tem que ser colocada em prática.

À capacidade de utilizar (na prática) o Conhecimento chama-se Sabedoria! É aí que reside o Poder!

Ontem foi um bom exemplo disto para mim. Fui até Cortegaça correr a Meia Maratona local (que bonito percurso!) com mais de 700 participantes. Como no passado já corri até uma maratona completa, posso dizer que "sei" correr uma Meia Maratona. De que serve esse conhecimento, no entanto, se não enfrentar a cada metro, a cada passada, a escolha sempre presente de continuar ou não a correr?

Que "maratonas" tem neste momento na sua vida que já estão "aprendidas" na sua cabeça e, no entanto, não estão a ser "corridas"? Dá que pensar, não é, sabendo que os nossos relacionamentos, a nossa carreira, as nossas finanças, a nossa espiritualidade são longas e belas maratonas à espera da próxima passada!

Obrigado por colocar os seus conhecimentos à prova e desenvolver a sua sabedoria!

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Workshops de Contribuição

No âmbitos dos workshops de contribuição da LIFE Training, estivemos há algumas horas atrás no auditório (muito bonito!) da Junta de Freguesia de Campanhã, com quase uma centena de pessoas. Profissionais da acção social, habituados a lidar no terreno com situações limite e que merecem o nosso inteiro reconhecimento. Obrigado a todos por nos terem recebido e permitido partilhar a nossa mensagem!

Quando decidi em 2007 que o que queria era inspirar decisões apaixonadas, imaginei que um dia estaria a fazer a diferença com as pessoas que fazem a diferença. Acho que hoje foi um desses dias!

O primeiro passo do método LIFE é o da LIGAÇÃO AO PROPÓSITO. Quando as pessoas descobrem (ou escolhem!) o seu Propósito de Vida e se ligam a ele, a magia começa a acontecer. Ao longo dos últimos meses tenho tido o privilégio de acompanhar muitas, muitas pessoas que têm aprendido a ligar-se ao que é realmente importante.

Tenho uma proposta para si... Hoje, antes de adormecer, pense nas seguintes questões: "O que me dá prazer?", "O que constitui desafio que quero ultrapassar?", "O que tem um significado maior na minha vida?". Depois.... Bons sonhos!

OBRIGADO!

PS Para quem ainda quer participar no workshop de Neurovendas amanhã na ANJE, pois... parece que estamos já com mais de 200 pessoas inscritas e não cabe mais ninguém! Se quiser aparecer e esperar por desistências, óptimo! Caso contrário, prometemos repetir a experiência em breve!

domingo, 3 de maio de 2009

Gratidão

Hoje passei uma boa parte do meu domingo sozinho com os meus dois filhos. Sempre que passo mais tempo com eles, o meu nível de gratidão para com o mundo... cresce! Estou sempre a aprender com eles e algumas das minhas melhores ideias são na realidade... ideias da Liv! Com cinco anos, é como ter um inconsciente à solta! (para quem está mais familiarizado com estas questões do inconsciente, deve lembrar-se que a maturidade deste é o de uma criança de 4 ou 5 anos).

Depois de ter pedido à Liv para tomar conta do irmãozinho durante algum tempo, pois estava (coisa rara!) a fazer bricolage e queria ter o miúdo longe dos pregos e do martelo, voltei para junto deles e...

- "Obrigado, Liv, por teres tomado conta do teu irmão. Foste muito simpática!"
- "Obrigado por teres agradecido, pai!"

Com alguma frequência, em empresas com quem trabalho como consultor ou formador, discute-se a questão da gratidão, e há uma opinião muito forte de que apenas devemos agradecer o que é excepcional e não o que é esperado. Acho que eu e a Liv acreditamos em algo diferente!!!!!

E você?

Obrigado por ter passado por cá! ;-)