Mais info em www.pedrovieira.net

Mais info em www.pedrovieira.net
Mais info em www.pedrovieira.net

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Inefável

Há alguns anos descobri uma palavra que gosto de trazer no bolso: inefável!

Há coisas na nossa vida que sentimos e não conseguimos explicar... são inefáveis!

Quando hoje cheguei a casa (depois de um dia recheado de grande momentos de treino e formação), o meu filho Erik, de 18 meses, bateu palmas e gritou várias vezes "papá". A sua expressão era radiante, de profunda felicidade, só por me ver...

Como me senti? Bem, há coisas para as quais apenas conseguimos encontrar uma palavra. E acho que adivinhou qual é!

domingo, 26 de julho de 2009

Neurovendas está no ar!

O mais popular programa de vendas do país tem agora um blog próprio!
www.neurovendas.blogspot.com

Neste blog terei a oportunidade de partilhar algumas das técnicas, ferramentas e estratégias (são agora mais de 200!) que compõem o programa Neurovendas, que a LIFE Training já entregou em mais de 20 empresas e a mais de 2000 pessoas!

A abordagem LIFE às vendas permite entender com profundidade as relações humanas, com um lema que adoramos "vender mais e MELHOR"!

Se este tema lhe interessa particularmente, esteja atento às próximas formações em Porto e Lisboa. Se quer saber como este poderoso método pode alavancar os resultados da sua empresa, contacte ricardo.ferreira@lifetraining.com.pt

Obrigado!

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Power Speaking

Ontem à noite tive a oportunidade de falar para mais de 200 pessoas em Gaia. Foi uma palestra motivacional, com conteúdos de transformação pessoal, e os resultados foram óptimos: diversão, aprendizagem e energia "a rebentar com o hotel"!

Há dias assim na nossa vida, aqueles em que nos deitamos e sentimos que crescemos, que estamos focados, que estamos a percorrer um caminho que invariavelmente nos levará a sitíos muito bons. Acredito que, para a maior parte dos participantes, ontem foi um desses dias!

Até porque a formação acabou depois da meia-noite, hora a partir da qual as regras mudam e eu utilizo hipnose! ;-)

Já participou numa formação da LIFE Training? Já me ouviu numa palestra ou workshop? Estou a recolher testemunhos sobre o meu trabalho para o novo website. Pf partilhe a sua experiência!

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Influência vs Manipulação

Nos meus workshops, são partilhadas muitas e boas estratégias de influência.

Um influenciador é alguém que aprendeu a comunicar de uma forma tão eficaz (sabendo gerar congruência entre todas as formas de comunicação, coisa bastante rara...) que consegue ajudar outras pessoas a entender de forma muito precisa aquilo que ele (o influenciador) quer comunicar.

Muitas pessoas perguntam-me se isso não é o mesmo que manipular...

Bem, na realidade as ferramentas, técnicas e estratégias usadas para influenciar são quase as mesmas que as usadas para manipular! Há uma pequena grande diferença, porém, que separa claramente estas duas "artes". Chama-se ECOLOGIA.

No âmbito da comunicação, a ECOLOGIA é o estudo do impacto das decisões de uma pessoas sobre todas as outras. P.ex. se eu decidir atropelar alguém, independentemente da minha motivação ou impacto sobre mim, esta decisão é não ecológica, pois provocou um impacto negativo sobre pelo menos uma outra pessoa (o atropelado!).

Quando influenciamos, expandimos o leque de opções do influenciado.
Quando manipulamos, limitamos o leque de opções do influenciado (eventualmente, reduzindo as suas opções a apenas uma!)
Quando influenciamos, somos ecológicos a toda a hora.
Quando manipulamos, não!

Como costumo dizer durante processos de influência como aqueles que acontecem de forma mais intensa em algumas das minhas intervenções em público, "podes sempre escolher voltar para a tua antiga crença limitadora!" (o que é por si uma deliciosa estratégia de influência linguística, mas isso é outra história...)

Quem tens influenciado ultimamente? E quem tens deixado que te influencie?
Dá que pensar, não é?

domingo, 19 de julho de 2009

Um dia no Zoo

Hoje passei um belo dia na Quinta de Santo Inácio, com a minha família e a da meu amigo Nuno. Houve vários momentos altos, como seria de esperar com quatro criancinhas a interagir com animaizinhos...

A determinada altura, num grupo de adultos que estava ali perto, um visitante para aí com uns trinta anos, chegou perto dos amigos e disse: "estava ali um macaco a olhar pela janela, eu saltei e assustei-o, eheheh!"

Às vezes a realidade ultrapassa a ficção...

sábado, 18 de julho de 2009

SPIDER no Radar de Negócios - RTPn

Boa! O meu livro "SPIDER - Como definir objectivos irresistíveis" apareceu em destaque no programa Radar de Negócios da RTPn.

Num momento económico em que a correcta definição de objectivos é fundamental para que os portugueses possam ser líderes da nova era, é muito bom que haja foco dos media nesta questão!

Quando definimos correctamente objectivos, preparamo-nos para colocar todos os nossos recursos ao serviço daquilo que realmente nos interessa. No dia-a-dia contacto todos os dias com muitas pessoas que, apesar de terem uma ideia daquilo que gostariam de ter, ser ou fazer, não criaram os momentos para tornarem essa vaga ideia num poderoso objectivo SPIDER!

Ler o livro é um bom começo, acredito eu!

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Saber parar...

Uma das coisas que mais prezo na minha vida hoje em dia, é conseguir momentos para parar...

Quando paramos (isto é, quando nos damos a possibilidade de durante alguns minutos, horas ou até dias, não estarmos mergulhados em nenhuma actividade dita "normal") podemos tranquilamente dissociar-nos (técnica que consiste em abandonar metaforicamente o nosso corpo e observarmo-nos como fariamos com uma segunda pessoa) e assim perceber claramente onde estamos e para onde vamos se continuarmos a utilizar as estratégias actuais.

São os momentos em que podemos fazer novas escolhas, seguir novas direcções, ou seja, MUDAR!

Há vários tipos de paragens ou pausas...

1) As de alguns minutos (são boas antes de momentos importantes, como reuniões estratégicas) em que respiramos fundo, nos relembramos dos nossos objectivos e observamos as nossas emoções. Uma técnica fundamental para enfrentarmos os momentos determinantes do nosso dia na plena posse de todos os nossos recursos!

2) As de algumas horas (podem acontecer num fim-de-semana ou num dia de folga, p.ex.) em que pegamos num papel e fazemos um pequeno esquema representando as nossas tarefas e a forma como se ligam aos nossos objectivos. É uma situação perfeita para fazer ajustamentos e alterar prioridades diárias.

3) As de alguns dias (um retiro, umas férias, uma licença) em que vamos mais fundo na exploração do nosso propósito de vida e consideramos a possibilidade de fazer mudanças de fundo nos nossos relacionamentos, carreira, finanças, saúde, alimentação, etc.

Gosto muito de ajudar outras pessoas a criarem estes momentos e, às vezes, estando mesmo profissionalmente presente. As pausas tipo 2 e 3 bem podem acontecer num workshop de final de dia ou num curso mais longo tipo os que oriento na LIFE Training ;-)

Quando vai fazer HOJE uma pausa para se dissociar?

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Recebi um presente!

Depois de 2 dias bem passados em Famalicão num curso de Neurovendas da LIFE Training (modéstia à parte, o melhor curso de vendas do mercado!), um participante, ao despedir-se, voltou atrás e disse-me qualquer coisa como isto:

"Claro que poderíamos viver sem este curso, mas não seria a mesma coisa!"

De repente, dois dias inteiros de entrega de conteúdos, facilitação de aprendizagem e focus exaustivo nas necessidades dos formandos (quem passou por uma das minhas formações, sabe do que estou a falar!) eram recompensados com meia dúzia de palavras que me deixaram com um sorriso e com a certeza de dever cumprido!

Tantas vezes temos a oportunidade de fazer a diferença na vida dos outros, dizendo-lhes (ou escrevendo-lhes) pequenas palavras e, distraídos com a nossa vida, não o fazemos...

Muito tarde na minha vida descobri e compreendi este dom que todos temos de criar impacto no coração dos outros com pequenos gestou ou palavras. Desde essa descoberta, invisto muito mais em dar pequenos presentes genuínos como aquele que recebi no sábado.

Que presentes vai dar hoje àqueles de quem mais gosta?

terça-feira, 7 de julho de 2009

A arte de receber feedback

Uma das coisas que gosto muito de trabalhar em formação é a arte de (dar e) receber feedback.

O feedback é um presente inestimável que recebemos por parte dos outros. E, embora todos gostem de receber reconhecimento (feedback positivo) é quando nos mostram as coisas que podemos melhorar que a oportunidade de desenvolvimento pessoal se torna possível.

Quando alguém nos dá feedback negativo (ou construtivo), podemos ter várias reacções. Vou listar aquelas a que assisto com mais frequência em organizações com quem colaboro através da LIFE Training:

1) Este feedback não é verdadeiro, esta pessoa deve querer prejudicar-me ou não gosta de mim (aprendizagem: ZERO)
2) Este feedback já é conhecido, já sei isto (aprendizagem: ZERO)
3) Este feedback é interessante, deixa-me fazer mais perguntas para perceber de que forma é que o meu comportamento foi lido desta forma por outra pessoa (aprendizagem: BRUTAL!)

Muitas vezes na minha vida, desperdicei belos presentes que me foram entregues por outras pessoas, ao utilizar as opções 1 e 2. Sempre que utilizei a opção 3, aprendi e cresci. Às vezes dói lidar com as opiniões dos outros, no entanto... Nesses momentos lembro-me sempre que o feedback é apenas e só sobre o meu comportamento, não sobre mim enquanto pessoa!

Como tem lidado com os últimos presentes que tem recebido?

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Testemunhos SPIDER

Olá, o livro "SPIDER - Como definir objectivos irresistíveis" está a ser um grande sucesso. E quero que chegue ainda a mais pessoas! Para tal, brevemente lançarei um website 100% dedicado ao livro e ao método. Gostaria de contar com os v/ testemunhos (se já leram o livro, claro!).

Assim, durante os próximos dias, podem enviar-me a v/ opinião sobre o livro para pedro.vieira@lifetraining.com.pt!

Obrigado, SPIDER leitores!

Ah, é verdade, e quem enviar o testemunho, é obviamente uma pessoa sexy e fantástica ;-)

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Radar de Negócios

Na semana passada, a LIFE Training esteve em grande destaque no Programa Radar de Negócios da RTP.

Excelentes imagens, um entrevistado giro e simpático (EU!) e muita informação útil sobre motivação em Portugal!

Vejam, vão certamente gostar!

http://www.rtp.pt/programas-rtp/index.php?p_id=15928&e_id=&c_id=7&dif=tv&dataP=2009-06-20

Obrigado!

quarta-feira, 1 de julho de 2009

A energia pessoal...

...é algo que nem sempre sabemos descrever...
...é algo que podemos sempre sentir!

Sinta a sua energia pessoal AGORA e responda à pergunta...

...quando foi a última vez que esteve no auge da sua energia? Se a resposta for diferente de "agora mesmo", então meta mãos à obra e relembre-se de todas as pequenas coisas que estava a fazer quando se sentia "lá em cima".

Lembre-se, os resultados estão nos detalhes!

PS Eu estou a fazer a minha listagem agora mesmo! Depois partilho!