Mais info em www.pedrovieira.net

Mais info em www.pedrovieira.net
Mais info em www.pedrovieira.net

sexta-feira, 12 de março de 2010

As condicionantes da Performance

A Performance (ou faculdade de entregar resultados) é alvo de análise, discussão, emoção... em todos os contextos em que é importante.

Podemos falar em Performance no Desporto, nos Negócios ou na Família. Neste momento, qual o grau de satisfação com a sua Performance nos seus vários papéis sociais?

Nas últimas semanas tenho tido oportunidade de falar sobre este assunto com audiências de todo o tipo de escalões etários, funções profissionais, proveniência geográfica... Contactar pessoalmente com milhares de pessoas tem muitas vantagens, uma delas é conseguir detectar padrões de comportamento que posso utiliza mais tarde para servir melhor os grupos com quem lido.

Um dos padrões que está cada vez mais óbvio para mim é o das determinantes da Performance. Diferentes contextos, mesmas determinantes parecem indicar um forte padrão!

Aqui vão elas (as determinantes):

1. Os Recursos: Para desempenhar a tarefa a que me proponho, disponho neste momento de determinados recursos (físicos, emocionais, mentais, financeiros e espirituais). Estes recursos são desenvolvidos ao longo do tempo e mutáveis, sendo um dado adquirido no momento em que me lanço à tarefa

2. O Contexto: para além dos Recursos, estão também presentes determinadas condições externas que posso influenciar apenas indirectamente e que afectam a Performance (positiva ou negativamente). Apesar de eu não conseguir decidir tudo em relação ao Contexto, posso exercer uma série de escolhas que afectam dinamicamente estas mesmas condições. É muitas visto como um factor totalmente fora do meu controlo e que pode mesmo impedir/anular a minha Performance.

3. A Disponibilidade: a minha capacidade de disponibilizar oss mus Recursos, dentro do Contexto, para atingir os meus Objectivos. Muitas veezes chamada também de Atitude ou Motivação.

Em relação aos Objectivos que tem neste momento, pense nas determinantes da Performance (Recursos, Contexto e Disponibilidade) e talvez descubra um bom sitío onde concentrar asua atenção para que a Performance se aproxime ainda mais dos Objectivos!

Pela minha parte, tenho estimulado muitas pessoas a fazerem esta análise e implementarem acções com base nessas observações. Os Resultados são frequentemente fantásticos!

Sem comentários: