Mais info em www.pedrovieira.net

Mais info em www.pedrovieira.net
Mais info em www.pedrovieira.net

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Quando o inconsciente assume o controlo!

Todos sabemos que o nosso inconsciente (que simplesmente gosto de definir como toda a parte do nosso sistema a que não prestamos atenção num dado momento) assume de forma abnegada a responsabilidade pela maior parte das coisas que fazemos.

Ainda assim, o nosso consciente é fortemente responsável por uma boa dose dos nossos comportamentos, aquilo a que poderemos chamar de comportamentos conscientes ou escolhas!

Ora é bastante interessante que o consciente, sendo menos poderoso em termos de capacidade de processamento de informação do que todo o restante sistema, possa de forma totalmente intencional abdicar de todo o controlo e entregá-lo 100% ao inconsciente. Acontece quando adormecemos, p.ex..

Acontece também quando entramos em transe hipnótico.

E acontece ainda quando aprendemos a aceder a esses estados antes de momentos de alta performance. Actores. desportistas, palestrantes, artistas aprendem a entrar nesses estados alterados para poderem alcançar resultados mais eficazes.

Pessoalmente, adoro explorar esses estados e descobrir novos recursos inconscientes!

Na passada sexta-feira, na Faculdade de Economia do Porto, tive a oportunidade de partilhar com cerca de 350 pessoas o Segredo de Falar em Público! Para mim, o grande segredo, a grande descoberta que tenho visto muitas e muitas pessoas fazer e que lhes permite ultrapassar o medo de falar em público é.... a descoberta do seu propósito!

Quando nos ligamos a uma mensagem que acreditamos ser tão importante que gostaríamos que todos a conhecessem, invertemos automaticamente a ordenação Eu-Outros-Mensagem para Mensagem-Outros-Eu. Dessa forma deixamos de sentir medo pois a mensagem passa a ser mais importante do que as nossas percepções egoístas.

Algumas pessoas me abordaram depois da palestra (pessoalmente ou por email e facebook) para me dizerem que achavam que ainda existiriam outros segredos, outras formas de aceder a um estado de alta performance que lhes permitisse subir para cima de um palco e criar forte impacto na audiência...

Sim, de facto há mais um segredo... trata-se de aprender a entregar o controlo ao inconsciente, depois de o instruir correctamente!

Este é uma das grandes linhas orientadoras das Certificações de PNL que facilito (próximas em Maio - Porto e Julho - Lisboa), sempre.... a partir do inconsciente? Curioso? Participe nos próximos workshops gratuitos sobre PNL nos dias 26/Abril (Hotel Tryp - Leça, junto à Exponor) e 7/Maio (Lisboa).

Boa semana!

Sem comentários: