Mais info em www.pedrovieira.net

Mais info em www.pedrovieira.net
Mais info em www.pedrovieira.net

terça-feira, 19 de outubro de 2010

A Estratégia do Eu e a Estratégia dos Outros

Ontem, durante mais uma sessão do Curso de Coaching Desportivo (que há semanas junta no auditório do IDP no Porto algumas caras bem conhecidas do mundo desportivo lusitano), reflectimos um pouco sobre a diferença entre estas 2 estratégias:

Estratégia do EU: o meu foco mental está fortemente condicionado pela satisfação das MINHAS necessidades, as minhas acções são orientadas para a melhoria dos MEUS resultados

Estratégia dos OUTROS: o meu foco mental está fortemente condicionado pela satisfação das necessidades dos OUTROS, as minhas acções são orientadas para a melhoria dos resultados dos OUTROS

Seguiram-se algumas considerações:

1. Quando utilizamos quase exclusivamente a primeira estratégia (EU) temos tendência a assumir de uma forma pragmática a responsabilidade pelos nossos resultados. Podemos ter também a tendência de nos isolarmos ao termos dificuldade crescente em manter relações saudáveis (chega o momento em que os outros se fartam do nosso foco no EU).

2. Quando utilizamos quase exclusivamente a segunda estratégia (OUTROS) temos tendência a cultivar menos as nossas opiniões e auto-estima. Podemos ter mais facilidade em cultivar relações (embora algumas delas se possam basear no aproveitamento que outros possam fazer do nosso foco... nos OUTROS)!

3. Quando utilizamos de forma dinâmica as duas estratégias, podemos criar uma realidade onde assumimos responsabilidade pelos nossos resultados (fazemos por nós!) e simultaneamente conseguimos valorizar a implicação que as nossas acções têm nos resultados dos outros.

Voltei para casa a pensar nisto e também na forma como é possível usar a primeira estratégia mascarando-a como se fosse a segunda... (Faço tudo por MIM e depois digo que é pelos OUTROS...)

Um assunto complexo, a demandar mais comentários... O que achas?

2 comentários:

David Pinto disse...

Vou esperar que os OUTROS comentem porque EU acho um assunto complexo

Anónimo disse...

Pois, dá que pensar, mas fingir nunca é uma boa solução a longo prazo pois acaba por nos transformar em algo que não somos. Procurar o equilibrio será sempre o melhor