Mais info em www.pedrovieira.net

Mais info em www.pedrovieira.net
Mais info em www.pedrovieira.net

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Mais uma corrida do Caramez! Brilhante!

Olá a todos!

O meu amigo Alexandre Caramez, um dos participantes no Curso de Practitioner de PNL de Janeiro/2010 (Porto), está a ficar um inspirador nato! Escreveu mais um fantástico relato das suas aventuras nas corridas deste país. Leiam e deixem-se inspirar!

"Olá Seres Magníficos, Solucionadores de Desafios e Criadores de Leque Opções,

hoje venho partilhar convosco mais um acontecimento inspirador!

Sábado, dia 24 de Abril do U.A.U. 2010, no dia seguinte ao super ENERGY, tive uma prova: a Corrida de Solidariedade do Porto que favorecia uma instituição no Porto, que apoia os sem abrigos em bastas áreas, chamada de "CORAÇÃO DA CIDADE".

Era uma pequena prova, não chegava a 4 km e o objectivo principal é MENSAGEM - "a solidariedade/a doação/o saber receber de quem e para quem necessita" - este tipo de provas, para vocês que já me vão conhecendo melhor é um pequeno passeio, que nem dá para aquecer. :)

Para visualizarem melhor a corrida, foi dado o tiro de partida ainda eu estava na conversa com o meu tio (que faz voluntariado no "Coração da Cidade"), e só parti já vários atletas tinham saído.

A minha treinadora (que é a melhor do Mundo e arredores ), que me autorizou a participar na prova, deu-me indicação para eu fazer a prova tipo treino e assim fiz - pois para ser coerente, como vos disse algum tempo atrás, o treinador tem sempre razão, ainda que haja alguns despiques com ele(a)!

Sinceramente, e por outro lado, não tinha concorrentes à altura! Parti nas calmas e muito devagar e mesmo assim fui progredindo em relação aos outros atletas.

Ainda escutei algumas "bocas de gozo" ao atleta que tinha partido que nem um foguete logo que se deu o tiro da partida. Mais tarde vim a saber que foi um ex-sem abrigo, que estava a correr com umas sapatilhas que o próprio coração da cidade lhe tinha fornecido, pois ele adorava poder correr.

À medida que a prova decorria fui alcançando um a um o corredores da frente que já começava a verificar algum cansaço de quem não pratica assiduamente "corrida". Encostava-me a eles e dava-lhes alguns conselhos a nível de respiração, técnica de corrida e bastante ânimo, e seguia o meu caminho.

Nem a meio da prova, já me encontrava a uns 3m do 2º classificado.

Ainda criei algum "rapport" (empatia) com ele mas não conseguiu que eu lhe fizesse o "leading" pois não estava preparado para a corrida no meu passo (ainda que de treino).

Segui o meu ritmo e quando cheguei à Rua Mouzinho de Albuquerque (rua que sobe da Ribeira do Porto, junto ao mercado Ferreira Borges, ao pé da Bolsa, até à estação de S.Bento, que por si só tem uma inclinação deveras interessante) o individuo que seguia em primeiro estava à vista e a cerca de 100 m.

Passada após passada, a distância encortava bastante, notei que o atleta estava a quebrar.

Momento da decisão que deixou feliz e me preencheu o meu dia: a polícia quase obrigou o primeiro classificado a parar pois não sabia o traçado da prova (valha-nos Deus, dizia eu para mim)! Abrandei, senti em mim uma força de compaixão; o rapaz veio a puxar a prova toda, obrigaram-no a parar, gozaram com ele no inicio da prova, ao que eu disse para mim, aquele Homem merece ganhar esta prova!

Eu escolhi ficar em segundo lugar! Entrei em plena Avenida dos Aliados a menos de 10 m dele, e para quem me conhece a minha ponta final é fatal para quem estiver no alcance de 200 a 300 m.

Se eu achei que a prova (da meia maratona de Lisboa) que escolhi participar com a Isabel Dias foi das melhores, esta foi das mais recompensadoras!

Estava eu "praticamente" colado ao primeiro lugar e abrandei, dando-lhe espaço para poder abraçar com a "glória" merecida o seu 1º lugar!

Acabei, logo de seguida e com um sentimento de satisfação indescritível!

Podia pensar: "eh! pah! podia ter feito a minha primeira prova em 1º lugar e não quis!", mas não! Se a Vida é livro de escolhas fantásticas que efectuamos, eu posso dizer-vos: "Eu, sábado, escolhi acabar em 2º lugar e estou muito feliz!"

Ganhei um prémio (que não tinha intencionado), fui a um pódio (que não tinha intencionado) e falei para um público, em plena Avenida dos Aliados, apelando à solidariedade das pessoas de umas relação às outras (isto sim, é intenção que tenho muito presente!). É brutal falar para um público quando temos uma "mensagem"...

Eu sou o Alexandre, fiquei em segundo lugar com muito orgulho.

Agradeço a todos aqueles que acreditam em mim, aos meus fantásticos pais (Lígia e António), à melhor amiga e treinadora do mundo a Raquel, a toda a equipa Lifetraining que muito me apoia e está presente (de uma maneira ou outra) nas minhas provas cada vez mais, um especial bem haja ao meu tio Amadeu e prima Sílvia que me enviaram o convite para a corrida e um abraço enorme ao meu novo amigo Licínio Machado (o homem que acabou em 1º lugar a Corrida da Solidariedade do Porto), e por fim a todos os meus amigos e apoiantes que são tantos que não posso enúmera-los a todos, mas comigo os levo no coração.

Venha a próxima prova, que será a sério e a qual estou a intencionar fazer um grande tempo!

Obrigado a todos por lerem a minha partilha, lembrem-se "NADA É IMPOSSÍVEL!"

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Quando o inconsciente assume o controlo!

Todos sabemos que o nosso inconsciente (que simplesmente gosto de definir como toda a parte do nosso sistema a que não prestamos atenção num dado momento) assume de forma abnegada a responsabilidade pela maior parte das coisas que fazemos.

Ainda assim, o nosso consciente é fortemente responsável por uma boa dose dos nossos comportamentos, aquilo a que poderemos chamar de comportamentos conscientes ou escolhas!

Ora é bastante interessante que o consciente, sendo menos poderoso em termos de capacidade de processamento de informação do que todo o restante sistema, possa de forma totalmente intencional abdicar de todo o controlo e entregá-lo 100% ao inconsciente. Acontece quando adormecemos, p.ex..

Acontece também quando entramos em transe hipnótico.

E acontece ainda quando aprendemos a aceder a esses estados antes de momentos de alta performance. Actores. desportistas, palestrantes, artistas aprendem a entrar nesses estados alterados para poderem alcançar resultados mais eficazes.

Pessoalmente, adoro explorar esses estados e descobrir novos recursos inconscientes!

Na passada sexta-feira, na Faculdade de Economia do Porto, tive a oportunidade de partilhar com cerca de 350 pessoas o Segredo de Falar em Público! Para mim, o grande segredo, a grande descoberta que tenho visto muitas e muitas pessoas fazer e que lhes permite ultrapassar o medo de falar em público é.... a descoberta do seu propósito!

Quando nos ligamos a uma mensagem que acreditamos ser tão importante que gostaríamos que todos a conhecessem, invertemos automaticamente a ordenação Eu-Outros-Mensagem para Mensagem-Outros-Eu. Dessa forma deixamos de sentir medo pois a mensagem passa a ser mais importante do que as nossas percepções egoístas.

Algumas pessoas me abordaram depois da palestra (pessoalmente ou por email e facebook) para me dizerem que achavam que ainda existiriam outros segredos, outras formas de aceder a um estado de alta performance que lhes permitisse subir para cima de um palco e criar forte impacto na audiência...

Sim, de facto há mais um segredo... trata-se de aprender a entregar o controlo ao inconsciente, depois de o instruir correctamente!

Este é uma das grandes linhas orientadoras das Certificações de PNL que facilito (próximas em Maio - Porto e Julho - Lisboa), sempre.... a partir do inconsciente? Curioso? Participe nos próximos workshops gratuitos sobre PNL nos dias 26/Abril (Hotel Tryp - Leça, junto à Exponor) e 7/Maio (Lisboa).

Boa semana!

quarta-feira, 21 de abril de 2010

De Norte a Sul, assim se inspira o país!

Quando em 2008, a pequena equipa da LIFE Training (só 2 pessoas! eu e o Mário Caetano) decidiu que ia inspirar o país, talvez estivesse a ser criado o mês de Abril de 2010... É que este mês inclui, no mapa de actividades...

Porto
Lisboa
Braga
Coimbra
Bragança
Albufeira
Viseu
Gaia
Alcobaça
Famalicão
Matosinhos

Hummm... dá mesmo que pensar... será que quando nos ligamos ao propósito e intencionamos de forma intensa, criamos o nosso futuro? Vou dormir a pensar (mais uma vez) nesta possibilidade... Proponho que faça o mesmo e partilhe as conclusões com as pessoas que lhe estão mais próximas!

terça-feira, 13 de abril de 2010

Um momento especial

Sempre que identificamos na "realidade" um objectivo alcançado, que havia sido traçado no "passado" utilizando ferramentas de visualização, somos inundados por uma sensação agradável e enigmática. É como se experienciamos um dejà vu e soubessemos simultaneamente que estamos a viver a experiência pela primeira vez...

Hoje passei por um destes momentos quando me sentei a olhar para a minha agenda das próximas semanas...

Obrigado por me deixarem partilhar convosco este momento UAU!

E no teu caso, qual foi o último momento destes que experimentaste? E tão importante... qual vai ser o próximo?

sábado, 3 de abril de 2010

Dicas SPIDER para a área mental

Pois é, agora ue um quarto de 2010 já lá vai, é uma boa altura para rever as dicas para área mental que partilhamos no evento SPIDER do dia 8 de Janeiro!

Em Janeiro, partilhei aqui no blog as estratégias para a área física e emocional e agora... é tempo da mente!

Sendo assim, relembro agora (para as quase 100 pessoas que estiverem presentes nesse dia) ou apresento (para quem as lê agora pela primeira vez) 3 estratégias simples para incrementar os seus resultados nesta área...

1) Leia 15 minutos por dia! Livros, artigos, blogs que realmente contribuam para o seu desenvolvimento pessoal. Já sei que não parece muito ambicioso e... para a maior parte das pessoas será uma estratégia realmente ganhadora, pois não o fazem habitualmente! Se num determinado dia não ler... leia a dobrar no dia seguinte!

2) Escolha bem o seu grupo de influência! Com que pessoas mais fala? Quais as pessoas que mais influência exercem sobre si? Diminua a intensidade das relações que não lhe trazem valor acrescentado e aposte em novas e positivas relações com pessoas que têm o poder de trazer mais inspiração e desafio á sua vida!

3) Divida o seu tempo em períodos de 10 minutos! Quando marcar reuniões, agendar encontros, preparar tarefas, etc, pense em múltiplos de 10 minutos em vez das tradicionais horas e meias horas. Verá que é uma forma muito fácil de descobrir mais tempo!

Para breve dicas de sucesso para as áreas financeira e espiritual! E lembre-se que 2010 é Um Ano Único! UAU!

sexta-feira, 2 de abril de 2010

25% do ano "já está"!

O ano de 2010 começou há 3 meses! Ou seja, um quarto do ano mais fantástico das nossas vida já lá vai!
Que óptima altura para fazer um mini retiro e avaliar onde estamos ao fim de três meses...

Para ajudar, aqui vão as 3 perguntas poderosas perfeitas para esta altura!

1. Onde estou? (Que resultados estou a alcançar?)

2. Para onde quero ir? (Quais são os resultados que quero alcançar?)

3. Qual o próximo passo? (O que vou fazer agora?)

Bom retiro!

quinta-feira, 1 de abril de 2010

O Segredo SIMPLES das relações!

Quando fazemos parte de um grupo, de uma relação, de uma equipa, interagimos com outras pessoas. Essa interacção é dinâmica e resulta dos inputs de todas as partes envolvidas. Isto é bastante complexo e ao mesmo tempo muito SIMPLES! Repare:

1. Na relação com outro, eu tenho capacidade de escolha directa em relação ao meu comportamento

2. Tenho capacidade indirecta de influência sobre o comportamento do outro (não consigo escolher pelo outro, apenas influenciá-lo)

3. Tenho capacidade de avaliar o meu comportamento, o do outro e a interacção entre ambos

4. Agora, as hipóteses!
a) gosto da interacção! Óptimo, é só continuar a fazer o que estou a fazer
b) não gosto da interacção! Isso pode acontecer por não achar interessante/adequado o meu comportamento ou o do outro... Se for o meu, é simples, basta alterá-lo! Se for o do outro, é simples, basta alterar o meu por forma a influenciar o do outro!

E pronto, assim se resolvem todos os desafios que podemos ter nos relacionamentos! Na realidade, o facto de as receitas serem simples não quer dizer que sejam fáceis de implementar (há um diferença grande entre estes conceitos - simplicidade vs facilidade).

Na Programação Neuro Linguística estudam-se e aprofundam-se técnicas e estratégias para dominar este processo (p.ex. promovendo o acesso a diferentes circuitos neuronais através do processo de Posições Perceptuais). Essa é a razão principal pela qual muitas pessoas que fazem uma Certificação de Practitioner em PNL relatam melhorias nos seus relacionamentos pessoais e profissionais. No fundo, aprendem a tornar o SIMPLES em FÁCIL, no que diz respeito a esta decisiva área da nossa integração em grupos e relações.

Se quer saber mais sobre PNL, preste atenção aos próximos eventos gratuitos de divulgação da LIFE Training. Se sentir que este é o MOMENTO para levar a sua VIDA para o próximo NÍVEL, então seja audaz e inscreva-se nas nossas Certificações no Porto (Maio) ou Lisboa (Julho).

Espero por si!