Mais info em www.pedrovieira.net

Mais info em www.pedrovieira.net
Mais info em www.pedrovieira.net

sábado, 22 de janeiro de 2011

Uma estratégia de sucesso para 2011

2011 começou há 22 dias. O que quer dizer que temos 343 pela nossa frente neste belo ano. O que vai acontecer durante esses dias? Mais importante ainda, como nos vamos sentir? Qual vai ser o nosso nível de satisfação?

Tenho falado com muitas pessoas sobre este tema, curioso em obter respostas e perceber como constroem antecipadamente as pessoas a sua realidade emocional. Consigo claramente identificar três grupos de pessoas de acordo com as suas respostas...

1) Pessoas que acreditam que vai ser tudo espectacular e fantástico, estando basicamente a manipular positivamente a sua expectativa em relação ao futuro. Algumas destas pessoas são muito congruentes em relação ao que dizem, outras parecem simplesmente estar a utilizar intencionalmente o "poder positivo" ou a "lei da atração" para dizerem coisas em que ainda não acreditam com muita convicção.

2) Pessoas que acreditam que o ano não vai ser grande coisa e já activaram o poderoso princípio da PRÉ-OCUPAÇÃO, às vezes designado também de PREOCUPAÇÃO, estando já a viver emoções negativas em relação ao que ainda não aconteceu, nem têm a certeza de que vá acontecer. Pelo sim, pelo não, começam já a sentir-se mal e desanimadas.

3) Pessoas que estão ligadas ao presente e vivem com aceitação aquilo que têm, pelo que se imaginam a viver com aceitação aquilo que terão pela frente, independentemente do que seja. Estas pessoas demonstram forte estabilidade emocional e fraca motivação para a acção, pois o que acontecer... acontecerá!

Enquanto pensava, há algumas semanas atrás, em conjunto com alguns dos meus colegas de trabalho, sobre qual o grupo de pessoas em que nos incluíamos... decidimos o seguinte:

"Fazer de 2011 o melhor ano das nossas vidas, agindo activamente para criar condições para que tal possa acontecer".

Que é mais ou menos como quem diz... Adoptar a estratégia 2 para perceber que as coisas podem correr mal (e despertar os mecanismos da acção em relação ao que não está a correr bem agora), implementar a seguir a estratégia 1 para gerar optimismo e energia emocional (para suportar a implementação de estratégias e planos de acção) e finalmente usar a estratégia 3 para aceitar o que quer que aconteça com um sorriso nos lábios (e com a capacidade de incorporar qualquer tipo de feedback nas acções seguintes).

Em relação à LIFE Training (www.lifetraining.com.pt), por exemplo, procedemos a uma série de alterações (para melhorar o que não estava a funcionar tão bem), melhoramos as condições de trabalho, incluindo as financeiras, de toda a equipa (para gerar maior optimismo e energia positiva) e preparamo-nos para aceitar os obstáculos que vão certamente surgir! Ah, e marcamos um MEGA LIFE ENERGY para o Coliseu do Porto a 16 de Abril!

Espero que o exemplo seja inspirador pois o propósito é... inspirar decisões apaixonadas!
E espero também que a estrutura apresentada (2-1-3) possa criar resultados emocionais positivos no seu arranque de 2011...

Sem comentários: