Mais info em www.pedrovieira.net

Mais info em www.pedrovieira.net
Mais info em www.pedrovieira.net

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Afinal, o que acontece numa Certificação em PNL?

A Certificação Internacional de Practitioner em Programação Neuro Linguística (PNL), que facilito no âmbito da International Trainers Academy (ITA), é...
...uma experiência de desenvolvimento pessoal
...um curso de alta performance
...um conjunto de momentos intensos vividos em grupo
...um período de reflexão e auto conhecimento

Afinal, o que acontece neste curso de 8 + 2 dias?

A pedido de muitos interessados, levanto aqui um pouco do véu:

* Período de pré-estudo, tipicamente cerca de 5 a 10 horas, para leitura do Manual e audição de faixas mp3 com informação sobre pressupostos da PNL
* Sessão de coaching com elemento da equipa LIFE Training para definição de objectivos para o curso
* 8 + 2 dias de formação em sala com Trainers principais formados pela ITA (Pedro Vieira, Peter Koijen e colegas) e Assistentes de Formação (com formação em PNL&Coaching, e treino académico em várias áreas) 
* Sessões de apresentação dos conceitos e ferramentas da PNL, recorrendo ao "modelo de treino da PNL", desenvolvido por John Grinder
* Sessões de partilha em grupo, sobre aplicação prática das ferramentas de PNL à vida dos participantes
* Exercícios práticos de utilização das ferramentas (são acompanhados por assistentes e importantes para o processo individual de certificação como Practitioner)
* 3 Workshops nocturnos experienciais, para dar uma nova dimensão às estratégias de PNL
* 2 ou mais Experiências fora da sala, para transportar os conceitos da PNL para o "mundo real"
* Integração no Grupo GAP para posterior acompanhamento e aplicação de ferramentas
* e muito, muito, muito mais - o véu voltou a ser baixado;-)

Próxima Certificação (6.ª) acontece nos dias 20 a 27 de Março em Lisboa, conto consigo!
Mais informações em www.lifetraining.com.pt

Lê também este post sobre o assunto, resumindo os feedbacks de anteriores participantes.

Se já participaste numa das Certificações, deixa aqui o teu testemunho, pode ser o elemento decisivo para levar alguém a dar o passo de entrar numa aventura que levará a sua vida para o próximo nível!

4 comentários:

ines magalhaes disse...

e que tal começar a 25?!lol
alguem aqui estava commuita vontade de participar, mas as ferias so começam nessa altura. Tem previsto mais algum curso este ano aqui em lisboa?

Coelho disse...

A familia, os amigos,o emprego, as rotinas, a casa,o carro, ...
Se fores fazer a certificação tudo isto estará provavelmente na mesma quando voltares e a única coisa que terá mudado és tu... Por isso, pra quê ir???

Eu só fui porque já tinha aprendido a mudar durante e a desistir no final:)

Pedro Vieira disse...

Excelente comentário, @Coelho, pois de facto (e em princípio), nada se terá alterado na envolvente durante um curto período de 8 dias em que nos retiramos para um ambiente controlado. A única coisa que em princípio se alterará é mesmo o participante. E mesmo esta alteração é sobretudo uma mudança de percepção... E que faz toda a diferença! A partir daí, munido de ferramentas e estratégias diferenciadoras, o novo Practitioner de PNL pode assumir a responsabilidade de dar novos significados à envolvente e começar a influenciar positivamente. Na minha vida, este foi o verdadeiro ponto de mudança... assumir a responsabilidade em vez de utilizar a envolvente para justificar os meus resultados! Obrigado pelo contributo para esta discussão, gostaria de saber mais sobre a sua experiência pessoal com PNL, se possível!

Hugo Coelho disse...

Começo por responder à sua solicitação, focando o bom ambiente e a ligação fantástica entre os participantes, e dos mesmos com a equipa da Lifetraining. No seguimento deste bom ambiente, mantemos ligação num espaço fechado no Facebook que nos permite partilhar abertamente todas as nossas mudanças que surgem a qualquer momento. O primeiro grande sinal de mudança aconteceu logo no dia após a chegada à Madeira. Ao jantar, quando falava com a minha namorada comecei por notar/sentir uma grande/forte empatia com ela. Tão forte que pus inúmeras hipóteses para tal estar a acontecer: ela estar demasiado entusiasmada por eu ter voltado após uma semana, querer muito saber tudo sobre o que fiz, e até... ter andado a estudar PNL na minha ausência… E apesar de tudo isto estar a fazer sentido para mim, de súbito, percebo que mais para além do que eu estava a tentar interpretar nos comportamentos dela e que para mim continuavam a fazer sentido, excepto o ter andado a estudar PNL:), estava a acontecer em mim...tinha-se alterado a minha percepção em relação a ela...
Após ter implementado inúmeras ferramentas da PNL nos diferentes contextos da minha vida, começo já a ter feedback muito positivo no controlo da minha ansiedade, na melhoria da boa relação que mantenho com a minha família, no contacto com os atletas que treino, preparando-os para serem cada vez melhores pessoas e desportistas, usando agora muitas das poderosas ferramentas que tenho disponíveis. Há imensos estudos que nos dizem que nós só usamos uma pequena percentagem do poder infinito da nossa mente, a PNL possibilitou-me não só perceber, como também experienciar para além daquilo que eu usava e do que ainda poderei vir a usar, tornando assim possível todo e qualquer objectivo que me propuser alcançar… “Eu já sabia saber muito do que já sei…, o que eu não sabia, é que não sabia que sei mais do que aquilo que já sabia…”