Mais info em www.pedrovieira.net

Mais info em www.pedrovieira.net
Mais info em www.pedrovieira.net

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Manual do Manipulador - Parte 2



Depois do sucesso da parte I deste Manual, ficaram lançadas as bases para que um grupo apaixonado de pessoas aprenda mais sobre a arte da manipulação. Partilhe esta informação com pessoas que gostaria de ver mais equipadas com estratégias anti-manipulação. Elas vão agradecer!

O Manipulador, para além da MENTIRA, usa com frequência a MENTIRA POR OMISSÃO. Esta última, permite ao Manipulador seleccionar de acordo com os seus interesses a parte da informação que vai tornar visível e aquela que permanecerá no mundo do "não dito".

Esta estratégia, quando utilizada eficazmente, permite ao Manipulador induzir em erro a Vítima, privando-a de informação que a levaria a encarar o mundo de forma diferente.

Imagine-se um Manipulador que, por exemplo, que marcou um encontro com uma determinada pessoa X, depois de insistir ao longo de vários dias para que tal acontecesse. Quando mais tarde relatar o encontro à sua Vítima, poderá dizer algo como "encontrei-me hoje no shopping com a pessoa X e bla, bla, bla". Ao omitir que o encontro tinha sido marcado, causou na Vitima a ideia de que o encontro tivesse acontecido de forma casual.

Imagine também um Manipulador que convida a pessoa Y a ingressar num determinado projecto a troco de uma elevada quantia em dinheiro. Perante a recusa da pessoa Y em aceitar a proposta, o Manipulador relata depois às suas Vítimas simplesmente que "a pessoa Y não se quis associar ao projecto", deixando no ar a ideia de que o que estava em causa era um desinteresse pelo projecto por parte do convidado.

A MENTIRA POR OMISSÃO, por contraposição à MENTIRA, tem o dom de permitir ao Manipulador experimentar um maior conforto moral, pois tecnicamente (dirá ele) não mentiu, apenas apresentou uma versão parcial dos factos. Quando inquirido, à posteriori, sobre o seu comportamento, poderá responder algo como "ele também não perguntou"!

Isso, porém, já é matéria para o próximo capítulo deste Manual!

1 comentário:

FM disse...

Todo o politico tem um curso e pós-graduação em manipulação. Mentira, omissão e meias-verdades ocupam 4 anos e 2 campanhas eleitorais...pelo menos.