Mais info em www.pedrovieira.net

Mais info em www.pedrovieira.net
Mais info em www.pedrovieira.net

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

O Dragão Vermelho que Queria Voar

O Dragão Vermelho corria, corria... Quando ia para a escola, quando saia para brincar com os amigos, quando fazia um recado a pedido da mãe... Até que um dia, o pai lhe perguntou:

- Dragãozinho Vermelho, por que corres a toda a hora?
- Porque é importante para mim chegar cedo, chegar o mais rápido possível, percebes? Assim não perco tempo!
- Ah, então isso é importante para ti?
- Sim, é muito importante, pai. Chegar o mais rápido possível é o meu objectivo!
- E já pensaste se existem formas de o fazer ainda mais rápido?
- Hã? Bem, nunca tinha pensado nisso... Talvez correr ainda mais rápido?
- Vai prestando atenção, talvez surjam boas respostas se te mantiveres ligado à pergunta "existe outra forma ainda melhor de alcançar o meu objectivo"?

A partir desse dia, o Dragão Vermelho continuou a fazer muitas vezes a si próprio a pergunta... E encontrou uma resposta nova quando levantou os olhos e viu o Dragão Violeta a voar. Uau! Ele era mesmo rápido.
O Dragão Vermelho foi ter com o pai e disse que já sabia como ser mais rápido, bastava aprender a voar. Só não sabia como!

- Ah, isso é fácil, meu filho. Apenas tens que observar com total atenção o Dragão Violeta. Limpa o teu pensamento e deixa-te entrar num estado de "não pensamento", quase como se ficasses momentaneamente focado em... nada! Depois deixa que aquilo que observas quando diriges a tua atenção para o Dragão Violeta a preparar-se para levantar vôo tome de tal forma conta de ti que é quase, quase, como se tu fosses o Dragão Violeta. Consegues sentir dentro de ti os músculos e tendões a fazerem o mesmo que o Dragão Violeta. Só que nada é exteriorizado, acontece apenas dentro de ti. Uma espécie de "faz de conta"... Depois de fazeres isto durante algum tempo, começarás a sentir que consegues antecipar os movimentos do Dragão Violeta... o que quererá dizer que estarás pronto para experimentar o teu primeiro vôo.

O Dragão Vermelho observou o Dragão Violeta durante vários dias e depois... começou a voar, conseguindo chegar ainda mais rápido aonde queria chegar!

3 comentários:

Alexandre Caramez disse...

E... PLIM! Que grande "insight" Pedro - é isso...

Grato pela metáfora, estava a precisar desta exactamente...

Isso mesmo... :)

Paulo Lontro disse...

Selecionar
Uptake
Teste
Codificar
Daqui a umas semanas vou codificar isto ... !
:)

Dauberth Thardim disse...

Por mais dificil q pareça esta interiorização sp temos q pensar q o importante é iniciar.
Eu já iniciei!!!