Mais info em www.pedrovieira.net

Mais info em www.pedrovieira.net
Mais info em www.pedrovieira.net

quarta-feira, 13 de abril de 2011

A propósito da mudança de opinião



Diz a sabedoria popular que só o burro não muda!

Diz também o famoso estudo sobre influência de Robert Cialdini que o Compromisso e Consistência são uma das principais armas usadas pelos manipuladores para levarem as suas vítimas a assumirem um determinado comportamento, através do estabelecimento de alguns compromissos iniciais e condicionais ("se eu lhe oferecesse este produto por metade do preço estaria interessado?", depois de responder sim, a vítima sente-se obrigada a demonstrar interesse pelo tal produto a metade do preço apenas porque já assumiu esse compromisso. Também poderia simplesmente dizer "mudei de opinião e já não me interessa", mas isso seria violar o tal princípio social).

Tudo isto a propósito de duas situações recentes...

A minha filha, num acesso de fúria, disse à mãe que ia para o quarto e nunca mais de lá ia sair... Claro que cinco minutos depois já estava cheia de vontade de sair do quarto e pedir desculpa à mãe. Quando lhe perguntei o que a impedia de fazer isso, respondeu... "é que acabei de dizer que não ia sair mais do quarto"! Com apenas sete anos e já prisioneira do principio da consistência...

Fernando Nobre comportou-se de uma forma aparentemente contraditória, dizendo que não aceitaria um cargo político e aparecendo agora como cabeça de lista de um partido político nas eleições para a Assembleia da República. Ou seja, aparentemente (e com a informação que é pública) mudou de opinião. Muitas pessoas manifestaram-se imediatamente condenando a falta de Compromisso e Consistência.

Mais do que elaborar em redor destes casos, gostaria de lhe dirigir a si duas poderosas perguntas. Se fizer sentido, utilize-as para tornar o seu dia mais profundo e transformador!

1. Quais as coisas que gostaria de fazer e não faz por receio de perder a Consistência junto dos outros?

2. Como julga as alterações de opinião (política, desportiva, familiar, profissional) dos outros?

Votos de um dia... fantástico!

PS Dá para acreditar que só faltam quatro dias para o LIFE Energy do Coliseu?

2 comentários:

Ricardo Peixe disse...

Acho sempre engraçado ver como rapidamente as pessoas se ligam e como depositam imensa energia em algo externo que em nada impede/melhora/aumenta/diminiu a qualidade dos seus resultados.
Acredito que aqueles que descobrem como dirigir essa "motivação" para o que verdadeiramente querem, são aqueles que melhores vidas/resultados/felicidade estão a produzir!

anaif disse...

Ontem de manhã estava eu na U. Católica de Lisboa e no ecrã - onde passam informações desde acontecimentos na própria Universidade até eventos culturais diversos - aparece de repente:
"Triste não é mudar de ideias! Triste é não ter ideias para mudar"
Parece que foi Francis Bacon quem disse isto.
Lembrei-me deste post...