Mais info em www.pedrovieira.net

Mais info em www.pedrovieira.net
Mais info em www.pedrovieira.net

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Frases Pivot... Rumo à Mudança Linguística

Inspirado pelo meu amigo e colega Adrian Cox, escrevo hoje sobre Frases Pivot!


O que são? Bem, digamos que são frases que podemos aprender a usar para complementar crenças limitadoras que já apanhamos "boca fora"... Vamos por partes!

NOTA: As nossas palavras são importantes pois são aquilo a que Chomsky chamou a "estrutura superficial" que deriva directamente da "estrutura profunda". A segunda contém as nossas crenças e valores (entre muitas outras coisas!) enquanto a primeira é uma expressão linguística (depois das distorções, "apaganços" e generalizações que caracterizam a filtragem da informação profunda a caminho da superfície)

- Quando digo algo, transporto para o exterior uma crença e, sobretudo, confirmo-a para mim próprio (pois ouço as minhas palavras e tenho tendência a valorizá-las por terem sido ditas... por mim).
- Essa crença (aquilo que acredito estar certo sobre uma mundo, uma situação, uma pessoa, um evento, uma ideia) pode ser limitadora ou possibilitadora conforme me fecha ou abre possibilidades.
(EXEMPLOS: crença limitadora - não consigo fazer isto; crença possibilitadora: posso fazer isso)
- Quando me apanho a disparar uma crença limitadora posso usar uma Frase Pivot para rapidamente mudar o rumo do meu pensamento. Ora veja!

CRENÇA LIMITADORA: Eu não consigo fazer isso...
FRASE PIVOT: ... por enquanto!

CRENÇA LIMITADORA: Eu não posso acreditar nisso...
FRASE PIVOT: ... ainda!

CRENÇA LIMITADORA: Essa pessoa é desagradável...
FRASE PIVOT: ...mas não sempre!

CRENÇA LIMITADORA: A vida é muito dura...
FRASE PIVOT: ...mas não para mim!

(os mais atentos, apanharam uma das poucas BOAS utilizações da palavra "mas": apagar crenças limitadoras!)

Bom uso das Frase Pivot para mudar a sua linguística... e a das pessoas à sua volta!

Sem comentários: