Mais info em www.pedrovieira.net

Mais info em www.pedrovieira.net
Mais info em www.pedrovieira.net

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Vida Mágica - lição 1


Prontos a embarcar na viagem mágica deste início de 2013? Aí vamos nós!

Uma das intenções deste Curso Online é criar uma base sustentada de desenvolvimento pessoal para todos os participantes. Com quase 2000 pessoas a fazerem o curso, provenientes dos quatro cantos do mundo e com níveis de conhecimento muito variados, procurei que a abordagem seja suficientemente simples para quem nunca explorou Programação Neuro Linguística (PNL) e Coaching e suficientemente rica para quem já tem experiência na utilização destas tecnologias.

Esta primeira lição (a primeira de 21) é sobre um dos meus temas favoritos: a INTENÇÃO!

Quando estudei PNL com o grande mestre John Grinder, fiquei muito interessado no "intention frame" ou enquadramento da intenção. É que, na experiência humana, as coisas só ganham significado e valor de acordo com a intenção que as precede. A intenção cria a ação. É uma espécie de alinhamento ou orientação que oferecemos ao nosso próprio sistema. Quase tudo na nossa vida se altera em função das intenções que definimos. Alteram-se os pensamentos, alteram-se os estados emocionais, alteram-se os comportamentos, alteram-se os resultados.

Qual é a tua intenção? Nesta vida, neste ano, neste dia, neste momento?

Depois de ter trabalhado com muitos milhares de pessoas, sinto-me habilitado para dizer que este é o primeiro passo de um sólido processo de desenvolvimento pessoal.

A maior parte das pessoas consegue responder facilmente a esta questão? Da minha experiência, não! Também é certo que a maior parte das pessoas não está a fazer este curso e a refletir sobre estas questões!

Muitos dos participantes fizeram chegar-me, por vários meios, os seus três principais objetivos para 2013. Isto permitiu-me construir um mapa alargado das zonas de principais interesse. Nesta primeira lição, gostava de alargar este exercício, condicionando o alargamento destas intenções.

Assim, como primeiro exercício gostava de lhe propôr o seguinte (em dois passos e a serem realizados nas próximas 24 horas):

1. Escrever quais as intenções (de forma mais específica e pormenorizada possível, escritas na positiva e com linguagem simples, clara e direta) para as seguintes áreas, escolhendo dentro de cada uma o que for mais relevante para si:

a) área física: corpo, saúde, energia, estética
b) área emocional: relacionamentos, auto-relacionamento, atividades de lazer
c) área mental: carreira, estudos, gestão do tempo, hóbis
d) área financeira: dinheiro, relação com o dinheiro
e) área espiritual: família, natureza/religião/etc.

2. Partilhar com pelo menos uma pessoa quais as intenções para 2013. Também pode utilizar uma ferramenta de interação social (como o Facebook) para incrementar este processo se se sentir à vontade com isso. Garanta, porém, que partilha com pelo menos uma pessoa a sua lista. Peça-lhe 5 minutos de atenção e leia com determinação as suas intenções.

Lembre-se que a principal razão que leva as pessoas a procrastinarem, adiando as suas tarefas, é dizerem que não têm tempo para as realizar. Acredito que faz parte do grupo de pessoas que consegue fazer diferente. Que consegue realizar estes dois passos durante o próximo dia, nem que tenha de dormir menos uns minutos, ou encurtar uma refeição, ou adbicar de alguns minutos de entretenimento. Isto é mesmo importante. Sem intenção, não há desenvolvimento!

Tenha um exercício mágico!

5 comentários:

Leonice Holanda disse...

Quero embarcar neste processo maravilhoso do autoconhecimento e ação...Parabéns!

Sandra Nery disse...

começo com um dia de atraso mas é sempre tempo para se fazer magia. Segui as letras do exercício e tenho definidas as minhas intenções para 2013. Obrigada Pedro por esta "arrumação" na minha metodologia de viver. Acho que vou conseguir.

São Rosa disse...


A convite de uma amiga aqui estou eu também a embarcar neste percurso interior...que me falta percorrer...

Sonia Pinto disse...

Posso iniciar agora? Ou vai haver uma 2a oportunidade? Foi uma amiga que me falou neste curso online....achei muito interessante. Aguardo resposta. Obrigada, Sónia

Ser diferente disse...

Comecei agora e defini as minhas intenções. Escrevendo permite-nos assumir o compromisso com nós mesmos!
Obrigada