Mais info em www.pedrovieira.net

Mais info em www.pedrovieira.net
Mais info em www.pedrovieira.net

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Vida Mágica - lição 11

Cá estamos de volta para continuar a aumentar o grau de magia na nossa vida!

Agora que temos RESULTADOS observados e prontos a ser aumentados, melhorados ou simplesmente modificados, é tempo de perceber a estrutura através dos quais os resultados são produzidos! Pois é, todo o resultado é construído através de um determinado processo. Algo precede o resultado: uma determinada ação ou um conjunto de ações. Vou chamar-lhe de COMPORTAMENTOS, pois estes são o nosso contributo para a produção de um resultado.

Nem sempre conseguimos com clareza determinar o comportamento que gera o resultado. Esse passo, porém, é decisivo para podermos caminhar no sentido de um novo resultado. Pois sem alterar o processo, continuaremos apenas a gerar o mesmo resultado!


Ao determinar qual o seu comportamento que gera o resultado, está a ativar por inerência o princípio da causa, pois está a considerar que qualquer que seja o resultado este é causado (total ou parcialmente) por um comportamento seu! O que quer dizer que está em posição de alterar ou influenciar o resultado que alterar o comportamento!

Poderá eventualmente resistir à ideia de que todo o resultado é afetado por comportamentos seus. Se pensar que tal não é válido para um determinado resultado ("tenho um resultado de que não gosto e não há qualquer comportamento meu que esteja ligado à produção do resultado") então é melhor esquecer a alteração desse resultado como objetivo! (e, por uma simples questão de eficiência, também não valerá a pena queixar-se do resultado, claro, pois não há nada que sinta poder fazer para o alterar, certo?).

Com este passo começamos a mover-nos na direção da real mudança, pois começamos a aproximar-nos de algo que poderá vir a ser a efetivamente alterado de forma prática! Isso já será tema das próximas lições. Preparad@ para o exercício?

Exercício

1. Para cada um dos resultados listados na lição anterior, determinar o seu comportamento ou comportamentos que geram ou influenciam o resultado!

2. Garantir que os comportamentos identificados são seus (e não de outros)

3. Garantir que os comportamento são descritos da forma mais clara possível, sem involver interpretações ou avaliações (pois a avaliação do comportamento já é dada pelo... resultado!)

Boa introspeção! 

Sem comentários: