Mais info em www.pedrovieira.net

Mais info em www.pedrovieira.net
Mais info em www.pedrovieira.net

sábado, 5 de janeiro de 2013

Vida Mágica - lição 3

Já temos INTENÇÕES e já temos GRUPO DE INFLUÊNCIA!
Continuemos a equipar-nos para um processo de criação de uma verdadeira Vida Mágica.

Hoje é dia de nos focarmos nos nossos RECURSOS. E, sobretudo, gostaria de atrair o seu foco para os seus recursos internos. O que são? Gosto de pensar nos recursos internos como estados emocionais condicionados ou de fácil acesso e que consideramos positivos no processo de desenvolvimento. Talvez possamos assim falar de recursos como concentração, relaxamento, foco, persistência, confiança, determinação, esperança, otimismo, ou outros que façam mais sentido para si.

O mais importante, nesta lição é identicarmos os recursos que achamos que nos são mais úteis no caminho que definimos quando apontamos as nossas intenções. Um dos pressupostos operacionais da Programação Neuro Linguística (PNL) diz-nos que possuimos todos os recursos dentro de nós. A partir do momento em que olhamos para os recursos como estados emocionais ao nosso dispôr, rapidamente percebemos que todos eles são passíveis de serem feitos embora alguns possam estar momentaneamente indisponíveis (por exemplo, tenho a possibilidade de fazer "calma" e posso não conseguir aceder à mesma num determinado momento).

Assim, a questão básica em relação aos RECURSOS não é se os possuímos e sim se os temos disponíveis. Se não estão disponíveis ("não consigo concentrar-me", "não me foco o suficiente", "quero ser persistente") então há que aprender a disponibilizá-los. Isto será fulcral para o processo!

Exercício:

1. Liste os 5 principais recursos internos que quer ter disponíveis ao longo do seu processo de materialização das intenções.

2. De 0 a 10, qual o grau de disponibilidade de cada um deles? Se achar que estão pouco disponíveis (isto é, é difícil para si fazer os recursos ou estados emocionais) então prepare-se para os trabalhar em futuras lições!

3. Junte esta listagem à sua listagem das intenções (lição 1) e do grupo de referência (lição 2), se tiver oportunidade escreva tudo numa folha grande ou num quadro bem visível em casa ou no trabalho.

Tenha uma Vida Mágica! E continue atento às lições!

4 comentários:

Sandra Nery disse...

Grupo de influência definido! Tal como referido na lição com pessoas que afetam e pessoas que infetam a minha energia... o Pedro não está nesta lista dos 5 pois tem o papel critico de ir na frente com a candeia acesa, e isso é crucial para o sucesso desta minha caminhada. obrigada

Sandra Nery disse...

Tenho recursos identificados como importantes mas que carecem de muito trabalho pois estão- ainda - pouco disponíveis. Vou dar tudo para que a magia aconteça. YES I CAN!

scosta disse...

As pessoas que infetam a nossa vida tem um peso muito grande no nosso dia-a-dia!! Como erradica-las??

Anónimo disse...

Não deixes que sejam essas pessoas a ditar as tuas emoções. Tu és tu és único. Coloca um âncora para te colocares em "estado" e reforça-a todos os dias.