Mais info em www.pedrovieira.net

Mais info em www.pedrovieira.net
Mais info em www.pedrovieira.net

domingo, 6 de janeiro de 2013

Vida Mágica - lição 4

3 dias de curso, muitas centenas de mensagens e muita ação. É bom saber que tantas pessoas se estão a dedicar a sério a tornar 2013 em algo especial e... mágico!

Tempo de fazer um resumo:

Já temos INTENÇÕES!
Já temos GRUPO DE INFLUÊNCIA! (ou para lá caminhamos)
Já temos RECURSOS identificados!

Agora é tempo de encontrarmos o nosso CENTRO!

Sem estarmos centrados, os processos de desenvolvimento pessoal podem ser pouco eficientes e às vezes até nos afastam dos sítios onde queremos chegar... O que é o CENTRO e como se encontra?

O Centro é uma manifestação física do estado de atenção consciente (de que muito se fala em disciplinas como Mindfulness ou em Meditação). Pode ser num local do nosso corpo ou uma sensação generalizada em todo o corpo que acompanha a entrada num estado mental de alinhamento.

Vamos procurar chegar lá através de um exercício. Por favor, leia as instruções do exercício até ao final e depois execute com calma. As instruções são simples e saberá segui-las com os seus olhos fechados.

Exercício

1. Sente-se num local sossegado e onde pode manter-se sem perturbações durante 5 a 15 minutos.

2. Respire pausadamente e de forma confortável. Procure encher a barriga quando inspira e esvaziá-la quando expira. Verifique que esta forma de respiração induz um relaxamento mais rápido.

3. Feche os olhos. Continue a respirar pausadamente e coloque toda a sua atenção na inspiração e na expiração. Talvez seja mais fácil colocar a atenção nas narinas, ou na sensação do ar a passar na zona do peito, ou na barriga a mover-se ritmadamente. O que quer que seja que funcione para si, ótimo. Sinta o relaxamento a aumentar. Mais e mais.

4. Repita algumas vezes (5 a 10), internamente, de forma pausada "Eu estou no meu centro", "Eu estou no meu centro". Coloque a sua atenção no seu corpo. Onde se manifesta o centro? Algumas pessoas sentem o centro na zona do diafragma, outras na barriga, algumas no baixo ventre, outras no peito, algumas no pescoço, outras ainda na testa ou nos olhos. Onde quer que faça sentido para si, aceite! Uma das formas de perceber onde se manifesta o centro é colocar a sua mão sobre uma parte do corpo quando repete "Eu estou no meu centro". Em que parte do corpo fez mais sentido?

5. Mantenha-se aí o tempo que quiser. É uma sensação agradável e poderosa, não é? Quando achar bem, abre lentamente os olhos e termine o exercício.

Quando o CENTRO está ativado, os recursos internos são mais fáceis de disponibilizar. Nos próximos dias trabalharemos a ativação do centro em momentos chave do processo de criação da magia nas nossas vidas.

Para já, é tempo de fazer o exercício e beneficiar de uns minutos de puro CENTRO!

Vai sentir que é mágico!

2 comentários:

Ser diferente disse...

Sou praticante de Reiki o que me tem ajudado a desenvolver de forma consciente a estar sintonizada com o meu centro. Também estou a fazer o curso mindfulness on-line com a MIkaela o que tem sido fantástico, sentir o quanto é valioso estarmos conscientes no momento presente.

Ser diferente disse...

Faço reiki o que me tem ajudado a estar sintonizada com o meu centro e também estou a fazer o curso on-line com a Mikaela de mindfulness. sem dúvida que são ferramentas preciosas que nos ajudam a viver de forma consciente o momento presente.
OBRIGADA