Mais info em www.pedrovieira.net

Mais info em www.pedrovieira.net
Mais info em www.pedrovieira.net

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Vida Mágica - lição 6

E quando estavamos prestes a avançar... damos um passo atrás. Garanto que vai valer a pena!

Ontem começamos a equipar-nos um pouco melhor para a nossa caminhada aceitando o ponto de partida. Chegamos mesmo a dizer - minha proposta - que o ponto de partida é perfeito! (na realidade dizer outra coisa qualquer é indiferente, já que a vida atual continuará, agora, a ser o que é. E se é, porque não apelidá-la de perfeita? Esta questão é tão interessante e poderosa que bem merece a escrita de um livro só sobre o assunto).

Hoje vamos ativar outro princípio importante e que merece a nossa atenção: a GRATIDÃO! Antes de o despertamos, gostaria de lhe apresentar algumas ideias fundamentais sobre o tema.

Estar grato é uma forma de aceder a pensamentos que despoletam emoções positivas no contexto da Vida Mágica. Quando nos dizemos gratos, estamos a agradecer a alguém. Há quem goste de o fazer ao mundo, ao universo, a deus ou a alguém em particular. Proponho neste exercício que nos declaremos gratos a nós próprios!

Quando ativamos a gratidão podemos fazê-lo em relação a eventos ou pessoas. Isto tende a ser muito positivo e, no entanto, tem um pequeno desafio inerente. Quando digo a uma "entidade externa" que estou grato por algo posso estar, pela utilização do princípio da criação do contrário, também a dizer que não estaria grato se esse algo não existisse. Reflita um pouco sobre isto antes de se lançar ao exercício!

Exercício

1. Faça uma lista das 10 coisas, eventos ou pessoas pelas quais sente gratidão.
2. Agradeça a si própri@ por cada uma destas coisas "agradeço-me por x".
3. Ofereça-se a experiência de saborear cada uma destas frases, deixando que o sentimento de gratidão inunde o seu sistema.
4. Partilhe com uma ou mais pessoas esta listagem.
5. Perceba que, depois de ativar a gratidão, se pode sentir mais equipado para novas explorações da Vida Mágica!

A prática da GRATIDÃO é uma arte. E não necessita de ser altamente espiritual, pode ser uma prática mesmo muito... prática! Existem inúmeros estudos a demonstrar uma série de alterações bioquimicas no nosso sistema quando nos sentimos gratos. Claro que cada um de nós já o sabia, pois pode sentir essas alterações fazendo o exercício acima!

Sinto-me grato por saber que vai ativar hoje a sua GRATIDÃO! É mesmo mágico!
  

3 comentários:

Rosália Santos disse...

Boa noite,Pedro. Grata por esta oportunidade e por partilhar connosco o seu conhecimento e nos permitir fazer o que provavelmente muitos de nós de outra forma não o faríamos. Quanto ao estado de GRATIDÃO eu sou grata por cada momento na minha vida e por tudo o que me é permitido. Agradeço varias vezes e sempre que o faço emociono-me sempre e fico sempre com lagrimas nos olhos e sinto de facto uma gratidão imensa invadir-me. Peço desculpa pela minha ignorância e pela questão,mas é normal ter este tipo de sentimento ? Obrigado por tudo o que me faz sentir,ver e pensar com as suas palavras.

Isilda Fernandes disse...

Obrigada pelo texto.

Liliana Fonte disse...

Obrigada Pedro. Este este exercício feito de forma regular tem sido extraordinário... muda-se alguns pensamentos e perspectivas... Grata por te ter conhecido! Grata por estar a realizar mais um curso inspirador! Grata...