Mais info em www.pedrovieira.net

Mais info em www.pedrovieira.net
Mais info em www.pedrovieira.net

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Vida Mágica - lição 7

Prontos para um pequeno grande passo rumo à Vida Mágica?

Quando estamos num processo de desenvolvimento pessoal podemos colocar toda a nossa atenção sobre... nós! Os nossos resultados, os nossos comportamentos, as nossas emoções, os nossos pensamentos... Curiosamente, uma das mais poderosas alavancas da Vida Mágica passa por colocar o foco no processo de desenvolvimento pessoal dos outros! Passo a explicar:

Quando prestamos atenção aquilo que os outros querem/desejam/necessitam encontramos com frequência pessoas que têm objetivos comuns ou que nos podem mostrar o que já fizeram (as suas valiosas experiências) ou que nos podem até permitir ganhar um novo prisma sobre a nossa própria vida.

Ao longo dos últimos anos, tenho tido a opotunidade de interagir no contexto de formação com dezenas de milhares de pessoas! Uma extraordinária oportunidade de aprendizagem. Quando no final de uma palestra ou formação agradeço a oportunidade que me deram, faço-o congruentemente e pensando no privilégio que é poder perceber o que as pessoas realmente querem, quais as suas histórias de vida e poder participar um pouco no exercício de criação de vidas mágicas.

Hoje é dia de de ativarmos a nossa ligação aos outros e aos seus objetivos. É dia de percebermos que estamos constantemente a influenciar as outras pessoas com o que fazemos e o que não fazemos. Com o que dizemos e com o que não dizemos! Estamos constantemente a AFETAR ou INFETAR a vida dos outros! A Vida Mágica acontece quando utilizamos os nossos recursos para criar resultados mágicos na nossa vida e, também, para AFETAR positivamente a vida daqueles que nos rodeiam!

Inadvertidamente, às vezes infetamos negativamente em vez de afetarmos positivamente! O próximo exercício é desenhado para ganharmos mais conscieência desse processo e criarmos a nossa Vida Mágica a partir de uma dinâmica de participação positiva nos contextos em que nos movemos.

Exercício

1. Faça uma lista das 3 pessoas que mais quer afetar positivamente
2. Para cada uma das pessoas, liste as 3 últimas influências claramente positivas e as 2 últimas influências negativas que teve sobre a vida delas. (procure considerar se a influência foi positiva ou negativa de acordo com o ponto de vista da outra pessoa!)
3. Envie uma mensagem, ou telefone, ou fale pessoalmente com cada uma dessas pessoas dizendo claramente "Eu quero ser uma influência altamente positiva na tua vida, diz-me quando é que consigo fazê-lo e também quando é que faço o contrário"!
4. Preste atenção ao que as outras pessoas lhe dizem de volta, sem fazer nenhum comentário ou apresentar justificações. A única coisa que pode fazer é pedir à pessoa para explicar melhor se tiver necessidade disso.
5. Agradeça e prepare-se para AFETAR positivamente ainda mais pessoas na sua vida!

A qualidade das nossas vidas depende diretamente da capacidade que temos de criar impacto positivo na vida dos outros. (se esta frase não ressoar dentro de si, pense um pouco nas razões para tal...)

Uma das maiores dificuldades em viver este princípio advém do facto de podermos "achar" que somos uma influência positiva (movidos por ótimas intenções) e o outro "achar" que não! E o que interessa, realmente, é o que o outro sente! Por isso é que às vezes infetamos aqueles que amamos!

Como desenvolvimento do exercício pode também pensar nas pessoas que mais @ afetam ou infetam a si. Qual será a intenção dessas pessoas? Será que podemos estar na infeções sem intenção? Uma boa questão para discutir com amigos no fim-de-semana!

Votos de uma lição mágica!

PS Lembre-se que pode ainda sugerir o curso a outras pessoas, temos tido novos participantes a entrarem todos os dias!

Sem comentários: